Revisão sistemática de literatura sobre o uso de jogos no Ensino Médio e Superior

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Lívia Maria Fontolan Paduan da Silva
Ariela Oliveira Holanda
Paulo Antônio Cypriano Pereira

Resumo

Os jogos estão inseridos em nossa cultura em diferentes formatos, tanto físicos quanto digitais. Além de auxiliar na relação ensino-aprendizagem eles proporcionam aos estudantes a oportunidade de trabalhar em equipe, solucionar problemas e desenvolver estratégias para resolvê-los. O objetivo deste trabalho é investigar como os jogos têm sido utilizados nos contextos educacionais. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura com base no protocolo PRISMA. Foram selecionados para análise os artigos que abordavam o uso de jogos em sala de aula, excluindo aqueles que não se enquadravam nessa temática. A busca na base de dados Thesaurus retornou 12 artigos, os quais foram divididos em duas categorias: jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos. A análise do material selecionado indicou que a educação utiliza os jogos de várias maneiras, como introdução e reforço de conteúdos, resolução de problemas estruturais que impedem atividades práticas, observação do potencial pedagógico desses jogos e produção de recursos didáticos. Além das diferentes finalidades para as quais um jogo pode ser utilizado em sala de aula, a revisão de literatura evidenciou que um planejamento cuidadoso por parte do professor é fundamental para o melhor aproveitamento desse recurso pedagógico.

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Como Citar
Silva, L. M. F. P. da, Holanda, A. O., & Pereira, P. A. C. (2024). Revisão sistemática de literatura sobre o uso de jogos no Ensino Médio e Superior. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–28. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-39
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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