Interdiscurso e a constituição da identidade social docente de professoras da Educação Infantil

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Francisca Valcilene da Silva
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes
Ady Canário de Souza Estevão
Stenio de Brito Fernandes

Resumo

Este artigo objetiva analisar enunciados em entrevistas de professoras da Educação Infantil com vistas a compreender como a identidade docente se constitui nessa discursividade. O trabalho ancora-se teoricamente nos estudos educacionais que discutem sobre educação, professores, formação docente, Educação Infantil e na Análise do Discurso (AD) derivada do olhar pecheutiano e foucaultiano, em textos que tratam das noções de discurso, interdiscurso, arquivo e enunciado. Além dos estudos culturais sobre a definição de identidade, dentre outros autores que nos auxiliem na discussão da temática. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e interpretativo assentada na entrevista semiestruturada realizada com quatro professoras na geração dos dados. Como resultados, interpretamos que a identidade dessas professoras encontra-se em permanente construção, sendo inacabadas e perpassam a linguagem e histórias de vida no discurso educacional. Concluímos que os enunciados produzem efeitos de sentido identitários em meio às regularidades discursivas e histórica de sua emergência na contemporaneidade.

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Como Citar
Silva, F. V. da, Fernandes, A. N. de O., Estevão, A. C. de S., & Fernandes, S. de B. (2024). Interdiscurso e a constituição da identidade social docente de professoras da Educação Infantil . Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–27. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-37
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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