Um jogo lúdico para ensinar Geografia: os rios da Amazônia

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Felipe Arcanjo Leca
Marcela Vieira Pereira Mafra
Alan Kristian Nunes Machado
Murilo Bezerra Avelino

Resumo

Este artigo aborda o uso de jogos de aprendizagem como ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia, focalizando a temática dos rios da Amazônia em atividades conduzidas por professores em formação vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência (PIBID). Os objetivos delineados foram discutir a utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem, destacando sua importância no contexto do ensino de Geografia; desenvolver um jogo que abordasse os principais rios da Amazônia; e analisar a viabilidade do uso do jogo construído em aulas de Geografia destinadas a alunos do Ensino Fundamental II. A metodologia adotada enfatizou aspectos qualitativos, complementados por dados quantitativos. Os resultados obtidos indicam a viabilidade do emprego do jogo "Super-Trunfo dos Rios da Amazônia" no contexto da sala de aula da educação básica, especialmente pela capacidade de engajar os estudantes na atividade e da curiosidade despertada para o tema focalizado.

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Como Citar
Leca, F. A., Mafra, M. V. P., Machado, A. K. N., & Avelino, M. B. (2024). Um jogo lúdico para ensinar Geografia: os rios da Amazônia. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–21. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-30
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

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