Metodologias ativas em aulas de Sociologia no Ensino Médio: uma revisão sistemática de literatura

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Maristela Santos Lopes
Natana Alvina Botezini
Daniela Garcez Wives
Alice Munz Fernandes

Resumo

Metodologias ativas são instrumentos emergentes para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, inclusive para o público adolescente. Assim, a pesquisa realizada objetivou analisar as metodologias ativas comumente empregadas nas aulas de Sociologia ministradas junto ao Ensino Médio. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura disponível no Portal CAPES e nos periódicos especializados Revista Café com Sociologia, Cadernos da CABECS, Anais SBS e Anais ENESEB. O portfólio analisado foi composto por 35 manuscritos, cujos resultados indicaram que relatos de experiência apresentaram incremento a partir de 2017, sendo que o Sul e o Sudeste foram responsáveis pela maioria das publicações. Também observou-se que não há relação entre a atuação de “pibidianos” e estagiários concluintes e a implementação dessas práticas. Constatou-se ainda que a adoção de metodologias ativas independe das temáticas abordadas e que recursos audiovisuais tendem a atuarem como gatilhos para discussões, sendo jogos didáticos e escritas de si metodologias recorrentes. 

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Como Citar
Lopes, M. S., Botezini, N. A., Wives, D. G., & Fernandes, A. M. (2024). Metodologias ativas em aulas de Sociologia no Ensino Médio: uma revisão sistemática de literatura . Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–22. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-21
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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