Educação Estatística e Educação do Campo: uma experiência com projeto na formação inicial de professoras(es) Relatos de Experiência

Conteúdo do artigo principal

Luzia de Fatima Barbosa Fernandes
Mariana Oliveira Brito
Viviane de Sousa Silva

Resumo

Este relato de experiência é resultado de uma prática desenvolvida no âmbito da formação inicial de professoras(es) no contexto da Licenciatura em Educação do Campo. Nosso objetivo foi desenvolver ações ligadas ao incremento do pensamento, raciocínio e letramento estatísticos articuladas às realidades dos estudantes de escolas do campo, por meio da metodologia de projetos. Para tal, considerou-se o desenvolvimento do curso em Regime de Alternância compreendido em dois tempos: o Tempo-Escola e o Tempo-Comunidade. O projeto foi empreendido no Tempo-Comunidade e os resultados ressaltaram a importância desse tipo de ação para realizar atividades que se conectem com a realidade dos estudantes da Educação Básica do Campo e o quanto contribui para a construção da escola Básica do/no/para o campo. Ademais, o trabalho com essa metodologia deu mostras de ser significativo para a expansão de uma Educação Estatística sensível aos modos de ensino e aprendizagem de seus conceitos e à compreensão dos dados da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, L. de F. B., Brito, M. O., & Silva, V. de S. (2023). Educação Estatística e Educação do Campo: uma experiência com projeto na formação inicial de professoras(es): Relatos de Experiência. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e043. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-43
Seção
DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

Referências

ARROYO, MIGUEL GONZÁLES. Formação de Educadores do Campo. In: CALDART, ROSELI SALETE, et al. (Orgs.) Dicionário da Educação do Campo, p. 361-367, 2012.

BARBOSA, LUZIA DE FATIMA. Trabalho com Projeto: Ensinando Estatística na Educação Básica. In. Anais... III SHIAM Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática, Unicamp, Campinas, SP, jul./2010. Disponível em: https://sites.google.com/site/gdsunicamp/shiam. Acesso em: 27 jul. 2023.

CALDART, ROSELI SALETE. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, EDGAR JORGE, CERIOLI, PAULO RICARDO; CALDART, ROSELI SALETE (Orgs.) Por uma Educação do Campo: identidade e políticas públicas, Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo, v. 4, p. 18-25, 2002.

CAZORLA, IRENE MAURICIO; CASTRO, FRANCIANA CARNEIRO DE. O Papel da Estatística na Leitura do Mundo: o Letramento Estatístico. Publicatio UEPG Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, Ponta Grossa, n. 16, p. 45-53, jun. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.045053.

CONTI, KELI CRISTINA, Educação Estatística num contexto colaborativo: ensinar e aprender probabilidade. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.18, n.3, p. 1117-1140, 2016.

CONTI, KELI CRISTINA; CARVALHO, DIONE LUCCHESI, A Educação Estatística na Educação de Jovens e Adultos: a inclusão em atividades letradas. Educação: Teoria e Prática - v. 19, n.33, p.177-193, jul.-dez.-2009.

COSTA JÚNIOR, JOSÉ ROBERTO, Letramento Estatístico na Licenciatura em Matemática: perspectivas e desafios. In: Anais... Encontro Paraibano de Educação Matemática, Paraíba, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26541. Acesso em: 27 de jul. 2023.

FERNANDES, FERNANDO LUÍS PEREIRA; SOUSA, MARIA DO CARMO DE. Desenvolvimento Curricular e a Dimensão Sociocultural em uma disciplina de Funções na Licenciatura em Educação do Campo. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG, v. 27, n.2, p. 500-518. maio/ago./2020.

GOULART, MILEINE BECK. Por que optar por trabalhar com Projetos? In: LOPES, CELI APARECIDA ESPASANDIN (Org.) Matemática em projetos: uma possibilidade. Campinas, SP: Graf. FE/UNICAMP; CEMPEM, p. 15-22, 2003.

LOPES, CELI APARECIDA ESPASANDIN. O Conhecimento Matemático adquirido através dos Projetos. In: LOPES, CELI APARECIDA ESPASANDIN (Org.) Matemática em projetos: uma possibilidade. Campinas, SP: Graf. FE/UNICAMP; CEMPEM, p. 23-27, 2003.

LOPES, CELI APARECIDA ESPASANDIN. Literacia estatística e o INAF 2002. In. FONSECA, MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS (Org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, p. 187-197, 2004.

LOPES, CELI APARECIDA ESPASANDIN. O ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a formação dos professores. Caderno CEDES, Campinas, vol. 28, n.74, p.57-73, jan./abr. 2008.

MENDES, IRAN ABREU. O estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 36, p. 571-595, ago. 2010.

MOLINA, MÔNICA CASTAGNA. Desafios para os Educadores e as Educadoras do Campo. In: KOLLING, EDGAR JORGE; CERIOLI, PAULO RICARDO; CALDART, ROSELI SALETE (Orgs.) Por uma Educação do Campo: identidade e políticas públicas, Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo, v. 4, p. 26-30, 2002.

PEREIRA, LUCIANA BOEMER CESAR; SANTOS JUNIOR, GUATAÇARA DOS. Ensino de Estatística na Escola do Campo: contribuições do ensino por meio da realidade de educandos de um 6º ano do Ensino Fundamental. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 5 - número 1 – Edição Temática: Educação do Campo: contribuições da Educação Matemática e da Tecnológica, p. 1-25, 2014.

UFTM. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Uberaba, 2023. Disponível em: https://www.uftm.edu.br/licenciatura-em-educacao-do-campo. Acesso em: 30 de out. 2023.