Educação Estatística e Educação do Campo: uma experiência com projeto na formação inicial de professoras(es) Relatos de Experiência
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Resumo
Este relato de experiência é resultado de uma prática desenvolvida no âmbito da formação inicial de professoras(es) no contexto da Licenciatura em Educação do Campo. Nosso objetivo foi desenvolver ações ligadas ao incremento do pensamento, raciocínio e letramento estatísticos articuladas às realidades dos estudantes de escolas do campo, por meio da metodologia de projetos. Para tal, considerou-se o desenvolvimento do curso em Regime de Alternância compreendido em dois tempos: o Tempo-Escola e o Tempo-Comunidade. O projeto foi empreendido no Tempo-Comunidade e os resultados ressaltaram a importância desse tipo de ação para realizar atividades que se conectem com a realidade dos estudantes da Educação Básica do Campo e o quanto contribui para a construção da escola Básica do/no/para o campo. Ademais, o trabalho com essa metodologia deu mostras de ser significativo para a expansão de uma Educação Estatística sensível aos modos de ensino e aprendizagem de seus conceitos e à compreensão dos dados da realidade.
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