Registros semióticos na resolução de problemas introdutórios de Probabilidade: análise de produções de estudantes pedagogos(as)

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Reinaldo Feio Lima
Paulo Cesar Oliveira
Cassio Cristiano Giordano

Resumo

Apresentamos resultados de um trabalho investigativo realizado com o objetivo de identificar e compreender os registros de representação semiótica de problemas probabilísticos, mobilizados e coordenados por estudantes de Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, que analisou representações semióticas entre registros, produzidos por um grupo de 14 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, no período de 27 de julho a 02 de agosto de 2022, no curso da disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológica do Ensino de Matemática vinculada ao Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em uma universidade pública do Estado do Pará. O referencial teórico desta investigação está centrado nas abordagens em termos dos Registros de Representação Semiótica do filósofo e psicólogo francês Raymond Duval. A sequência didática, elaborada pelo professor da disciplina, apresentava dois problemas de reconhecimento probabilístico. Os resultados obtidos apontam para o aprofundamento da compreensão dos objetos de conhecimento investigados a partir da resolução de problemas probabilísticos que mobilizaram a representação variada e mudanças de registro de representação semiótica pelos estudantes.

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Como Citar
Lima, R. F., Oliveira , P. C., & Giordano, C. C. (2023). Registros semióticos na resolução de problemas introdutórios de Probabilidade: análise de produções de estudantes pedagogos(as). Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e034. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-34
Seção
DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

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