Concepções e Ressignificações compartilhadas por professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais sobre a Estatística em encontros de formação continuada

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Marcelo Pereira Rizzi
Keli Cristina Conti

Resumo

Neste artigo, buscamos descrever as concepções que os professores os quais ensinam Matemática nos Anos Iniciais apresentam sobre o ensino de Estatística, promovendo uma ressignificação às concepções compartilhadas. Objetivamos trazer esses elementos para (re)pensar a formação dos professores que ensinam Matemática, contribuindo para a resolução dos desafios encontrados pelos profissionais, além de trazer propostas para a construção de habilidades ligadas à Estatística pelos estudantes. A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa sob uma perspectiva de trabalho colaborativo, valorizando a experiência e o saber que os docentes trazem, concedendo voz a esses profissionais. Os resultados demonstram uma provável ausência do ensino de Estatística nos cursos de formação inicial, além de trazer a perspectiva de trabalho colaborativo como elemento que favorece o compartilhamento de saberes em uma formação continuada. Concluímos que há necessidade de uma formação continuada sobre Estatística com esses profissionais, além de uma reformulação das ementas dos currículos trabalhados na formação inicial.

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Como Citar
Rizzi, M. P., & Conti, K. C. (2023). Concepções e Ressignificações compartilhadas por professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais sobre a Estatística em encontros de formação continuada . Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e033. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-33
Seção
DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

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