Mímesis e lúdico em Walter Benjamin e Roger Caillois: o brincar e o jogar no processo de desenvolvimento da criança

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Rui Bragado Sousa
Maria Terezinha Bellanda Galuch
Letícia Toniete Izeppe Bisconcim

Resumo

O artigo ocupa-se da centralidade da infância no pensamento benjaminiano, cujas categorias objetivas são o lúdico, a linguagem e a mimese, para depreender delas possibilidades formativas para a educação infantil. Para Benjamin, a mediação mimética na formação da criança ocorre no desenvolvimento ontogenético (do indivíduo, na socialização e no jogo), e no desenvolvimento filogenético (da espécie, da humanidade, na linguagem e na cultura). Na aproximação com a sociologia dos jogos de Caillois verifica-se a ligação direta entre mimese e lúdico e entre imagem e imaginação. Com análise comparada sustenta-se que a faculdade mimética relacionada à socialização lúdica pode ser um dispositivo para a constituição psíquica da criança e um mecanismo de disrupção em relação à adequação ao desenvolvimento da técnica.

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Como Citar
Sousa, R. B., Galuch, M. T. B., & Bisconcim, L. T. I. (2023). Mímesis e lúdico em Walter Benjamin e Roger Caillois: o brincar e o jogar no processo de desenvolvimento da criança. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e026. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-26
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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