Robótica na educação básica e o currículo de ciências e matemática: reflexões a partir de uma experiência concreta

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Sabrina Espíndola Gonzaga
Alessandra Rodrigues

Resumo

Este estudo qualitativo analisa possíveis articulações do currículo de ciências e matemática com um projeto de robótica educacional desenvolvido no Ensino Fundamental I e II a partir de análise documental e entrevistas com docentes integrantes do projeto. Os resultados indicam lacunas de informações nos documentos escolares, sobretudo no que se refere à avaliação, tanto no Projeto de Robótica (PR) quanto na Proposta Pedagógica. Ainda que ocorra a articulação parcial do currículo prescrito da Base Nacional Comum Curricular com o PR, os dados evidenciam que não há reconfiguração e ressignificação desse currículo no contexto local. O estudo salienta que a robótica educacional pode ser um recurso promissor para atividades pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do pensamento lógico, da crítica e da percepção das relações entre os conteúdos curriculares e a sociedade, desde que as ações educativas tenham intencionalidade pedagógica clara e estejam claramente articuladas tanto ao currículo prescrito quanto ao experienciado.

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Como Citar
Gonzaga, S. E., & Rodrigues, A. (2023). Robótica na educação básica e o currículo de ciências e matemática: reflexões a partir de uma experiência concreta. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e024. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-24
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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