Uma leitura gendrada do trabalho infantojuvenil doméstico: impactos nos processos de escolarização

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Viviane Neves Legnani
Luísa Meirelles de Souza

Resumo

O Trabalho Infantojuvenil Doméstico (TID) impacta o processo de escolarização, sendo mais presente na vida de estudantes em situação de pobreza. Discutiu-se que tal problemática, ainda silenciada nas escolas, produz o fracasso escolar e é atravessada pelas questões de gênero, afetando, em particular, as adolescentes. No método, utilizou-se um Estudo de Caso Instrumental, objetivando ilustrar as repercussões do trabalho infantojuvenil na escolarização de uma estudante de ensino médio. Na discussão, destacou-se o reposicionamento da adolescente em seu percurso escolar, a partir do acolhimento que recebeu do setor de psicologia na instituição educativa. Sublinhou-se, por fim, a necessidade de essa questão ser mais debatida nas escolas e a relevância de que os psicólogos atuem nesse contexto de forma implicada com as questões sociais e de gênero, envolvendo todos os atores escolares, sem prescindir de um espaço de escuta voltado aos que estejam em sofrimento nas instituições educacionais.

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Como Citar
Legnani, V. N., Souza, L. M. de, & Ferreira, T. (2023). Uma leitura gendrada do trabalho infantojuvenil doméstico: impactos nos processos de escolarização . Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e023. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-23
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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