Práticas sociais e significação do conceito de medidas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo discutiremos o processo de significação do conceito de medidas a partir de uma pesquisa realizada objetivando investigar as relações existentes entre o desenvolvimento lógico-histórico e o modo de apropriação do conceito de medida em coletividades agrícolas. Baseado na Teoria Histórico–Cultural/Teoria da Atividade, o trabalho empírico teve como referência: a) investigação das práticas sociais relacionadas às medidas nas lavouras, b) realização de experimentos didáticos com estudantes do Ensino Básico e c) experimento formativo com professores. Concluímos que na objetivação do ensino do conceito de medida, o processo de significação reflete o modo de apropriação do desenvolvimento lógico-histórico dele pelo sujeito e depende do compartilhamento dos significados culturais subjacentes às medidas, adquiridos no contexto das práticas sociais das diferentes coletividades, apontando a necessidade de considerar, na praxe docente, os sistemas simbólicos extras matemáticos que regem tais práticas no ambiente cultural dos alunos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ARAUJO, E. S.; MORAIS, S. P. G. Dos princípios da pesquisa em educação como atividade. In: MOURA, M. O. de. (Org.). Educação escolar e pesquisa na Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017.
CARAÇA, B. de J. Conceitos fundamentais de Matemática. Lisboa: Gradiva, 2016.
DAVIDOV, V.; MÁKOVA A. El desarrollo del pensamiento en la edad escolar. In SHUARE, M. La psicología evolutiva y pedagogica en la URSS: antologia. Moscú: Editorial Progresso, 1987.
DIAS, J. L. de M. Medidas, Normalização e Qualidade: aspectos da história da metrologia no Brasil. Rio de Janeiro: Ilustrações, 1998.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas: Unicamp, 2004.
KOPNIN, P. V. Logica dialectica. México: Editorial Grijalbo, 1966.
KULLA, W. Las medidas e los hombres. Madrid: Siglo Veintiuno España Editores S.A, 1980.
LEONTIEV, A. N. Actividad, consciencia y personalidad. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.
MORETTI, V. D.; RADFORD, L. História do Conceito culturalmente significada e a Organização da Atividade de Ensino de Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015 Pirenópolis. Anais eletrônicos. Pirenópolis: UEG, 2015, p. 1- 12. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/visipem/ anais/story_html5.html. Acessado em 07/06/2019.
LANNER DE MOURA, A. R. de; et al.. Educar com a Matemática: fundamentos. São Paulo: Cortez. 2016.
MOURA, M. O. de. A construção do signo em situação de ensino. 1992. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação e Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
MOURA, M. O. A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. (Org.). Brasília: Liber livro, 2010.
RADFORD, L. Educação, educação matemática e teoria cultural da objetivação: uma conversa com Luís Radford. [Entrevista concedida a] Vanessa Dias Moretti, Maria Lúcia Panossian e Manoel Oriosvaldo de Moura. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 1, p. (243-260), jan./mar. 2015. Disponível em: http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/wp-content/uploads/2015/02/v.-41-n.01-Livro-1.pdf. Acesso em 12 jul. 2019.
RADFORD, L. Cultura e historia: dos conceptos difíciles y controversiales en las aproximaciones contemporáneas en la educación matemática. In: MENDES, I. A., FARIAS, C. A. (Org.). Práticas socioculturais e educação matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, p. (49 – 68).
VIGOTIKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fortes; 1998.
VIGOTIKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fortes, 2000.