Ensino remoto na escola: análise das dificuldades de professores de matemática

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Carlos de Proença
João Alessandro da Luz
Luiz Otavio Rodrigues Mendes

Resumo

Tendo em vista as adversidades da educação durante a pandemia de COVID-19, este artigo busca analisar e evidenciar as dificuldades encontradas por professores de matemática ao exercerem o ensino remoto durante esse período. Neste estudo, de cunho qualitativo e descritivo, participaram 18 professores de escolas públicas e privadas. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico e discutidos com a análise de conteúdo de Bardin, da qual emergiram quatro categorias de dificuldades: I – Dificuldades em habilidades para o uso de tecnologias; II – Dificuldades de infraestrutura para o ensino remoto: acesso à internet, softwares e equipamentos; III – Dificuldades relacionadas aos alunos: falta de atendimento pedagógico presencial, pouca frequência e desinteresse; IV – Dificuldades relacionadas aos professores: adaptação ao trabalho remoto e aumento da carga laboral. Tais dificuldades evidenciam a necessidade de letramento digital dos docentes por meio de formação continuada como a necessidade de investimentos de infraestrutura nas escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Proença, M. C. de, Luz , J. A. da, & Mendes, L. O. R. (2022). Ensino remoto na escola: análise das dificuldades de professores de matemática. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e057. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-57
Seção
DOSSIÊ 3 - A ESCOLA NOS DIAS ATUAIS: E AGORA?

Referências

ALMANTHARI, A.; MAULINA, S.; BRUCE, S. Secondary school mathematics teachers' views on e-learning implementation barriers during the COVID-19 pandemic: The case of Indonesia. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 16, n. 7, 2020. DOI: https://doi.org/10.29333/ejmste/8240.

ANJOS, A. C. P. Dificuldade no ensino-aprendizagem e comunicação entre professores e alunos durante a pandemia do COVID-19. Revista Francesa de Educação, 2020. Disponível em: https://www.revistafranciscanaeducacao.com.br/artigo?at=Nzg=.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. Lisboa: Edições, 2011.

CAO, Y. et al. Post-pandemic reflections: lessons from Chinese mathematics teachers about online mathematics instruction. Asia Pacific Education Review, p. 1-12, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s12564-021-09694-w.

CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino, Revista IDAM, 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 12 ago. 2021.

CURY, C. R. J. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em Ação. Belo Horizonte, v. 13, n. 1, 2020.

DANIEL, John. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, v. 49, n. 1, p. 91-96, 2020.

FLORES, J. B.; LIMA, V. M. R. Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 3, p. 94-109, 2021. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Atlas, 2008.

IRFAN, M. et al. Challenges during the pandemic: use of e-learning in mathematics learning in higher education. Infinity Journal, v. 9, n. 2, p. 147-158, 2020. DOI: https://doi.org/10.22460/infinity.v9i2.p147-158.

MENDES, L. O. R.; LUZ, J. A; PEREIRA, A. L. Matemática e Ensino Remoto: percepções de estudantes do Ensino Médio. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 28, p. 370-378, 2021. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.28.e46.

MERELES, J. I.; CANESE, V.; AMARILLA, J.. Dificultades experimentadas por estudiantes secundarios y universitarios en Paraguay en tiempos de COVID-19. Ciência Latina – Revista Multidisciplinar, v. 4, n. 2, p. 1687-1708, 2020.

MOREIRA, A. A. Ensino online na educação de jovens e adultos em época de pandemia. IntegraEaD, v. 2, n. 1, p. 8-8, 2020.

OLIVEIRA, D. A.; GONÇALVES, G. B. B.; MELO, S. D. G., FARDIN, V.; MILL, D. Transformações na Organização do Processo de Trabalho Docente e suas Conseqüências Para Os Professores. Trabalho e Educação, v. 11, p. 51–65, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8991. Acesso em: 12 ago. 2021.

PROENÇA, M. C.; MENDES, L. O. R.; OLIVEIRA, A. B. Estágio Curricular Supervisionado no Contexto do Ensino Remoto: análise da visão de futuros professores de Matemática. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. e202108, 2021. DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.11965.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57.

SABARUDDIN, S.; MARZUKI, M.; KHAIRUNNISAK, K. Pandemic Covid-19: The Opportunities and Challenges to Using ICT in Mathematics Learning. International Journal Of Entrepreneurship And Business Development, v. 3, n. 4, p. 409-414, 2020. DOI: https://doi.org/10.29138/ijebd.v3i4.1201.

SANTOS, T. S. S.; RIBEIRO PESSANHA, E. C.; BALTHAZAR DA SILVA, R. Inclusão digital: uma reflexão sobre a situação nas escolas públicas brasileiras. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S.l.], v. 5, n. 1, jun. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/10559/9387. Acesso em: 12 ago. 2021.

SANTOS, G. R. F. Ensino de matemática: Concepções sobre o conhecimento matemático e a ressignificação do método de ensino em tempos de pandemia. Culturas & Fronteiras, v. 2, n. 2, p. 40-57, 2020.

SANTOS, J. E. B.; ROSA, M. C.; DA SILVA SOUZA, D. O Ensino de Matemática Online. Interacções, v. 16, n. 55, p. 165-185, 2020.

SILVA, A. F.; SOUZA, A. L. L. Condições do trabalho escolar: desafios para os sistemas municipais de ensino. Cadernos de pesquisa, v. 43, n. 150, p. 772-787, 2013.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em Educação. Revista Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44.

STURION, L. et al. As dificuldades dos professores de estatística na utilização de tecnologias midiáticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 78-93, 2018. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1712.

VASCONCELOS, C. R. D; ARAÚJO, J. A. Q. C. Educação em tempos de pandemia: a prática do ensino remoto na percepção de professores. In: EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, n. 25, 2020, p. 01-08.