As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de Geografia: para além de visões instrumentais

Conteúdo do artigo principal

Francisco Fernandes Ladeira

Resumo

As “Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) – smartphones computadores e tablets, entre outros aparatos – têm modificado as diferentes relações sociais, de maneira geral, e o processo de construção do conhecimento, de modo particular. Quando se fala em TDICs no ambiente escolar, não raro encontramos posicionamentos que concebem estas tecnologias somente como “materiais didáticos” ou “metodologias”, o que significa considerá-las simples ferramentas didático-pedagógicas. Nesse sentido, visando superar visões instrumentais sobre as TDICs, no presente artigo propomos a compressão das tecnologias digitais como dispositivos responsáveis por gerar novas formas de ensinar e apreender, enfatizando os conteúdos trabalhados na Geografia escolar e as possibilidades pedagógicas de aplicação das tecnologias digitais nessa disciplina. Nosso procedimento de pesquisa foi caracterizado pelo levantamento de literatura a respeito dos impactos sociais e cognitivos das tecnologias digitais. Constatou-se que as TDICs, mais do que potenciais recursos paradidáticos, são artefatos culturais que podem modificar a maneira como o cérebro aprende.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ladeira, F. F. (2022). As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de Geografia: para além de visões instrumentais . Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e029. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-29
Seção
DOSSIÊ 2: ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA EM TEMPOS DE HIPERCONECTIVIDADE E POLARIZAÇÃO DE IDEIAS

Referências

ABDALLA-SANTOS, S. Instrumentos Educacionais Para O Ensino De Geografia: Um Estudo Sobre a Produção De Videoaulas. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade de Brasília – UnB, Brasília, 2014.

ALFINO, L. C. dos P. S.; GOMES R. D. Limites e desafios no uso das TICs para a prática docente de Geografia na RMR de Recife – PE. Revista de Geografia (Recife) v. 37, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/24976. Acesso em: 22 out. 2021.

BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergenciale-a-educacao-a-distancia. Acesso em: 12 nov. 2021.

BOGO, R. S.; CAXUEIRA, M. R.; NASCIMENTO, R. da S. Globo terrestre e geotecnologias como recursos didáticos para o ensino de geografia - estudo de caso em curso pré-vestibular em Florianópolis/SC. Pesquisar – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 29-48, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/77222. Acesso em: 26 nov. 2021.

CARR, N. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

CRUZ, J. M. de O. Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1023-1042, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MpXvz6fHYBdsXD864dZGBPH/?lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2021.

CASTELLS, M. A Galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor; 2003.

CASTELLS, M. O poder da comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

CAVALCANTI, L. de S. A Geografia Escolar e a Cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, Papirus, 2008.

DEMO, P. Olhar do educador e as novas tecnologias. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 37, n.2, p. 15-26, mai./ago. 2011. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts. Acesso em: 7 nov. 2021.

EM MOVIMENTO. Brasileiro é um dos campeões em tempo conectado na internet, G1, 22 de outubro de 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/10/22/brasileiro-e-um-dos-campeoes-em-tempo-conectado-na-internet.ghtml. Acesso em: 12 nov. 2021.

FARMAN, J. Mobile interface theory: embodied space and locative media. New York, NY: Routledge, 2012.

FRIEDRICH, G.; PREISS, G. Educar com a cabeça. Revista viver: mente e cérebro, São Paulo, v. 14, n. 157, p. 50-57, fev. 2006.

GABRIEL, M. A era da busca: oráculos digitais (palestra). Café Filosófico, CPFL, Campinas, 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l-pizlv6KGc&t=4815s. Acesso em 6 nov. 2021.

GALIANO, L. O.; SANTOS, N. O. dos. O ensino remoto (ERE) em foco: perspectivas, considerações e desafios. In: Anais do I Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional. Anais...Rio Branco (AC) IFAC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1simaept2021/331012-O-ENSINO-REMOTO-EMERGENCIAL-(ERE)-EM-FOCO--PERSPECTIVAS-CONSIDERACOES-E-DESAFIOS. Acesso em: 20 nov. 2021.

GIORDANI, A. C. C. Cartografia da autoria de objetos de aprendizagem na cibercultura: potenciais de e-práticas pedagógicas contemporâneas para aprender Geografia (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre: 2016.

GIORDANI, A. C. C. Geografia Escolar: a mediação pedagógica na autoria de objetos de aprendizagem por alunos. Dissertação (Mestrado em Geociências). Centro de Ciências Naturais e Exatas. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2010.

GOMES, S. dos S. Infância e Tecnologias. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, p. 145-158, 2016.

GOURLAY, L. Re-corporificando a Universidade digital. In: FERREIRA, G. M. dos S. Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 01 nov. 2021.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Covid-19, Brasília, 2021. Disponível em: https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/. Acesso em: 15 nov. 2021.

LADEIRA, F. F. Debatendo o espaço virtual em aulas de Geografia no Proeja. Pesquisar – Revista de estudos e pesquisa em ensino de Geografia, v. 7, p. 18-40, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/68397. Acesso em: 20 nov. 2021.

LADEIRA, F. F. Vida real e vida virtual: representações e realidade, O Tempo, Opinião, Belo Horizonte, p. 19, 21 nov. 2017.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 2002.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2010.

LITTO, F. M. Aprendizagem à distância. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 15. ed. Campinas: Papirus, 2009.

McLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. 17 ed. São Paulo: Cultrix, 2005.

NUNES, A. I. B. L.; SILVEIRA, R. do N. Psicologia da aprendizagem. 3. ed. rev. Fortaleza: EdUECE, 2015.

OPHIR, E.; NASS, C.; WAGNER, A. D. Cognitive Control in Media Multitaskers, Proceedings of the National Academy of Sciences, 2009. Disponível em: www.pnas.org/content/early/2009/08/21/0903620106.full.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.

PENHA, J. M. da; MELO, J. A. B. de. Geografia, novas tecnologias e ensino: (re) conhecendo o “lugar” de vivência por meio do uso do Google Earth e Google Maps. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 28, p. 116-151, 2016. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/13119/16421. Acesso em 18 maio 2021.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants part 1. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

RIBEIRO, D. M. Editorial. In: TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 19, p. 5-9, jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/editorial/2019/edicao_19/teccogs19_editorial.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2004.

SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SCHMIDT, E. In: KURTZ, João. A Internet vai acabar? Entenda o que disse Eric Schmidt, do Google, TechTudo, 27 de janeiro de 2015. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/01/internet-vai-acabar-entenda-o-que-disse-eric-schmidt-do-google.html. Acesso em: 5 nov. 2021.

SENADOR, A. Nomofobia 2.0 e outros excessos na era dos relacionamentos digitais. São Paulo: Aberje, 2018.

SILVA, D. O. da; GOMES, J. de S. Dificuldades de aprendizagem? A escola do século XIX se arrasta até o século XXI. Revista Educação Pública, v. 19, nº 20, 10 de setembro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/20/dificuldades-de-aprendizagem-a-escola-do-seculo-xix-se-arrasta-ate-o-seculo-xxi. Acesso em: 20 de nov. 2021.

SILVA, T. de O.; SILVA, L. T. G. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 34, n. 103, p. 87-97, 2017. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010384862017000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 21 out. 2021.

TOKARNIA, M. Acesso à internet aumenta entre crianças e adolescentes, Agência Brasil, Geral, Rio de Janeiro, 23 de junho de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-06/acesso-internet-aumenta-entre-criancas-e-adolescentes. Acesso em: 20 out. 2021.

TONETTO, É. P. Geografia, educação e comunicação: dispersões, conexões e articulações na cibercultura. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2017.

TONETTO, É. P.; TONINI, I. M. Tecnologia da Comunicação e Informação – TIC nas geografias: para além da visão instrumental. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 118-124, abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/paraonde/article/view/85803. Acesso em: 19 out. 2021.

VIRILIO, P. O espaço crítico. São Paulo: Editora 34, 1993.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996.

WOLF, M. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.