O ensino de Matemática no curso ginasial brasileiro: um olhar do jesuíta Pedro Browe no início do século XX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo aborda o artigo A Mathemática no curso Gymnasial, publicado em 1906, no relatório anual do Ginásio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo/RS. Como o tema se insere na História da Educação Matemática, este estudo qualitativo e documental, ampara-se na pesquisa histórica. O artigo trata da Matemática no ensino secundário brasileiro, no início do século XX, a partir do olhar do jesuíta Pedro Browe. Considera que o programa de ensino secundário brasileiro se apresenta de forma teórica, não havendo espaço para aplicações práticas. Os conteúdos são trabalhados em apenas quatro anos, tempo inferior ao de países europeus. Destacando-se nos campos da aritmética e álgebra, defende o método intuitivo no ensino secundário de Matemática no Brasil, por influência do ginásio alemão e pautado na Ratio Studiorum. O ensino de Matemática deveria ser prático e utilitário, pois essa área é apropriada para desenvolver o raciocínio, a autonomia e a razão.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BOHNEN, A.; ULLMANN, R. A. A atividade dos Jesuítas de São Leopoldo. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1989.
BRITTO, S. L. M. O ensino da aritmética nas escolas paroquiais católicas e no Ginásio Conceição, sob a ótica dos jesuítas nos séculos XIX e XX. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2016.
BRITTO, S. L. M.; BAYER, A.; KUHN, M. C. A contribuição dos jesuítas para o ensino da Matemática no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2020.
BROWE, P. A Mathemática no curso Gymnasial. In: Relatório do Gymnasio Nª Sª da Conceição. Porto Alegre: Typographia do Centro, 1906. p. 1-25.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008. p. 295-316.
CERTEAU, M. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
COSTA, D. A. As concepções e contribuições de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey para o ensino da aritmética no nível elementar: o conceito de número. História da Educação, Porto Alegre, RS, v. 18, n. 42, p. 37-59, jan./abr. 2014.
LEITE, L. O. Jesuítas cientistas no sul do Brasil. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2005.
LEITE, L. Os Jesuítas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 10 de outubro de 2014. Entrevista concedida a Silvio Luiz Martins Britto.
PROST, A. Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
RABUSKE, A. S.J. A Estrela do Conceição Leopoldense de 1869 a 1879. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1988.
RAMBO, A. B. A escola comunitária teuto-brasileira católica. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1994.
RELATÓRIOS DO GYMNASIO Nª Sª DA CONCEIÇÃO. Porto Alegre: Typographia do Centro, 1900-1912.
REMER, M. M. Z.; STENTZLER, M. M. Método intuitivo: Rui Barbosa e a preparação para a vida completa por meio da educação integral. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 9., 2009, Curitiba. Anais eletrônicos [...] Curitiba: PUC-PR, 2009. p. 6334-6345.
RODRIGUES, L. F. M. Os Jesuítas e as Ciências. São Leopoldo, RS, 12 de dezembro de 2014. Entrevista concedida a Silvio Luiz Martins Britto.
ROMEIRAS, F. M. Ciência, prestígio e devoção: os jesuítas e a ciência em Portugal (Séculos XIX e XX). Cascais, Portugal: Lucerna, 2015.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. Primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1992.
SCHMITZ, P. I. A Ordem dos Jesuítas. São Leopoldo, RS, 20 de outubro de 2012. Entrevista concedida a Silvio Luiz Martins Britto.
SPOHR, I. Memória de 665 jesuítas da Província do Brasil meridional. Porto Alegre: Padre Reus, 2011.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, SC, v. 2.2, p. 28-49, 2007.