O uso do seminário como facilitador no processo de ensino e aprendizagem de linguagens computacionais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho, procura-se realizar uma abordagem em relação ao uso da prática pedagógica “Seminário em sala de aula”, como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem na disciplina Lógica de Programação, do Curso Técnico em Informática da Escola Técnica de Praia Grande. O planejamento e a estruturação da aplicação desta prática pedagógica, nos moldes em que foi desenvolvida, basearam-se no Caderno de Orientações do Curso Formação Pedagógica para Educação Profissional e foi fomentado pela observância dos repetidos relatos advindos de alunos de turmas distintas sobre sua dificuldade de aprendizagem das atuais três disciplinas de programação aplicadas no segundo módulo do curso.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor Universitário. São Paulo: Summus, 2012.
HUHNE, L. M. Metodologia cientifica: caderno de textos e técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2001
MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010.
MICROSOFT. Visual Basic. Disponível em: https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/visual-basic. Acesso em: 10 set. 2020.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
OLIVEIRA COSTA. A. L. O. C.; RAMOS DOS SANTOS, A. R. S.; LIMA MARTINS J. L. M. A formação docente: por uma prática educacional libertadora. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, Araraquara, v. 15, n. 3, jul./ set. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12511.
PORTAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2017. Disponível em: http://www.uemg.br/pesquisa_seminarios.php. Acesso em 29 jul. 2018.
SEVERINO, A. J. Diretrizes para elaboração de um seminário. Metodologia do trabalho científico. 19. ed. São Paulo: Cortês, 1993. cap. 4, p. 59-66.