Entre navegantes e navegações: diários de bordo sobre o curso Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apresentam-se neste texto algumas compreensões sobre o início da Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tais compreensões surgem de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo caracterizar os movimentos iniciais da constituição desse curso. As análises, pautadas em cinco entrevistas produzidas ao longo do mestrado, foram realizadas inspiradas nos delineamentos da História Oral, valendo-se de seus recursos de transcrição e textualização, juntamente com documentos oficiais obtidos na instituição. Esta metodologia vem sendo utilizada na Educação Matemática, em especial pelo Grupo História Oral de Educação Matemática (GHOEM) e História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP). Neste trabalho, dois movimentos destacaram-se e foram discutidos como temas de dois diários de bordo: (i) o de uma história sobre o curso investigado e; (ii) a importância de ações prévias (Parceladas e Licenciaturas Curtas) à sua criação, entendidas como uma continuidade de ações.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação a Distância. Edital de seleção nº. 01, de 16 de dezembro de 2005. SEED/MEC/2005-2006.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. vol.1. São Paulo: Editora 34, 2011.
DERRIDA, J. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Org. Ginette Michaud, Joana Masó, Javier Bassas; trad. Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2012.
GARNICA, A. V. M. História oral em educação matemática: outros usos, outros abusos. Guarapuava: SBHMat, 2007. (Coleção História da Matemática para Professores).
GONZALES, K. G. Formar professores que ensinam Matemática: uma história do movimento das Licenciaturas Parceladas no Mato Grosso do Sul. Tese (Doutorado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017.
MATO GROSSO DO SUL. Resolução n.º 30, 31 de março de 2008. Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Boletim Oficial de Atos Administrativos (Boletim de Serviços). Ano XX, nº 4.290. Sexta-feira, 04 de abril de 2008.
MATOS, J. S. Tendências e Debates: da Escola dos Annales à História Nova. Historiæ, v. 1, n. 1, p. 113-130, 20 dez. 2011.
MORAIS, A. C. L. Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.
PINTO, T. P. Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica. 390 p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2013.
PINTO, T. P. Produção de histórias na Educação Matemática: um exercício com os Projetos Minerva mobilizando texto ficcional e fotografias compósitas. Revista Perspectivas da Educação Matemática (PEM). Número temático: Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática, v. 8, n. 18, p. 862-881, 2015.
SARAMAGO, J. O conto da ilha desconhecida. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SILVA, C. R. M. da. Uma, nove ou dez narrativas sobre as Licenciaturas em Ciências e Matemática em Mato Grosso do Sul. 369 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro, 2015.
VALENTE, J. A. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de educação a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (orgs.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 24- 40.