Práticas docente e o uso da tecnologia na Classe Hospitalar Semear

Conteúdo do artigo principal

Paulo Adriano Schwingel
Emerson Marinho Pedrosa
Cristiane Rose de Lima Pedrosa

Resumo

Este artigo aborda a prática docente e o uso da tecnologia no cotidiano da Classe Hospitalar Semear, ancorado numa investigação que objetivou compreender os processos formativos e a inclusão da tecnologia nesse ambiente. A presente pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa, em que se considerou a observação dos espaços-tempos coletivos dos docentes, entrevistas e análises de documentos como fonte de dados. A mediação pedagógica com apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Semear, permitiu perceber a individualidade dos sujeitos envolvidos, respeitando os aspectos emocionais e afetivos, geradores de desenvolvimento cognitivo destes pacientes/estudantes, a partir de uma abordagem sistémica e multidimensional valorizando as relações do processo educativo. O uso da tecnologia em confluência com mediação pedagógica adequada a essa modalidade de ensino possibilita a construção do conhecimento de forma lúdica, prazerosa e divertida, associada às dinâmicas de socialização que são indispensáveis a esse ambiente pedagógico.

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Como Citar
Schwingel , P. A. ., Pedrosa, E. M. ., & Pedrosa, C. R. de L. (2021). Práticas docente e o uso da tecnologia na Classe Hospitalar Semear. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e007. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-7
Seção
DOSSIÊ 1 - FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO EM AMBIENTE HOSPITALAR
Biografia do Autor

Cristiane Rose de Lima Pedrosa, Universidade de Pernambuco - Brasil

https://orcid.org/0000-0003-0018-1406

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