O ensino de Grandezas e Medidas em um documento curricular oficial para o ensino básico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Para a realização deste trabalho, buscamos analisar como é apresentado o ensino de Grandezas e Medidas nos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com caráter documental, na qual empregamos o aporte teórico de Lima e Bellemain (2010) na análise dos dados produzidos. Tais autores discutem sobre os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos vinculados ao campo das Grandezas e Medidas no ensino básico. Como resultado, constatamos que ambas as propostas convergem nas discussões sobre o trabalho das Grandezas e Medidas ao longo da escolarização. Ressaltamos que, tanto no documento analisado como no marco teórico mencionado, há uma culminância em relação à justificava utilizada para defender o trabalho com as Grandezas e Medidas durante toda a educação básica, são elas: a relevância social, e as articulações com os demais campos da Matemática e com as outras disciplinas escolares.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Estudo de Situações-problema relativas ao conceito de área. Anais... In: Encontro de Didática e Prática de Ensino, 10, 2000, Rio de Janeiro, p.1-12.
BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar; COMITI, Clode. Difficultés rencontrées par des élèves de cinquième ence qui concerne la dissociation aire/périmètre pour des rectangles. Petit x, Grenoble, França, v. 34, p. 5-29, 1994.
BARROS, Alexandre. Abordagem do conceito de área em uma coleção de Matemática do ensino médio: identificando tipos e subtipos de tarefas. Educação, Escola e Sociedade, Montes Claros, v. 9, n. 9, p. 81-94, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Tipografia Matemática: Lisboa, 1951.
CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de; ALMEIDA, Adriano Pedrosa de Almeida. Introdução. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes. (Org.). Matemática: Ensino Fundamental (Série Explorando o ensino). Brasília: Ministério da Educação: Secretaria da Educação. Básica, 2010, v. 17, p.9-14.
CHAMORRO PLAZA, Madel Carmen; BELMONTE GÓMEZ, Juan Miguel El problema de la medida. Didáctica de las magnitudes lineales. Madri: Editorial Sintesis, 1988.
DOUADY, Regine. De la didactique des mathématiques a l’heure actuelle. Cahier de didactique des mathématiques. IREM, Université Paris VII, n. 6, 1983.
DOUADY, Regine.; PERRIN-GLORIAN. Marie-Jeanne. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics. vol.20, n. 4, p. 387 424, 1989.
FIGUEIREDO, Ana Paula Nunes Braz. Resolução de problemas sobre a grandeza volume por alunos Do ensino médio: um estudo sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais. 2013.182f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
LIMA, Paulo Figueiredo. Considerações sobre o Ensino do Conceito de Área. Anais... 1 Semana de EstudosemPsicologia da EducaçãoMatemática, Recife, 1995.
LIMA, Paulo Figueiredo; CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de. Geometria. CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes. (Org.). Matemática: Ensino Fundamental (Série Explorando o ensino). Brasília: Ministério da Educação: Secretaria da Educação. Básica, 2010, v. 17, p.135-166.
LIMA, Paulo Figueiredo; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Grandezas e Medidas. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes. (Org.). Matemática: Ensino Fundamental (Série Explorando o ensino). Brasília: Ministério da Educação: Secretaria da Educação. Básica, 2010, v. 17, p. 167-200.
MASOLA, Wilson de Jesus; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 52-67, 2019.
MORAIS, Leonardo Bernardo de. Análise da abordagem da grandeza volume em livros didáticos de Matemática do ensino médio. 2013,132f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
PEREIRA DA COSTA, André; ROSA DOS SANTOS, Marilene. Análise praxeológica relativa ao objeto área de figuras planas em um livro didático do 6º ano do ensino fundamental. Anais... 4 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Ilhéus, p.1010-1021, 2015.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: matemática. Recife, 2008.
PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Juiz de Fora: UFJF, 2012.
SEGOVIA, Isidoro; CASTRO, Enrique; CASTRO, Encarnación; RICO, Luis. Estimaciónen cálculo y medida. Madri: Editorial Sintesis, 1989.
TELES, Rosinalda Aurora de Melo. Imbricações entre campos conceituais na matemática escolar: um estudo sobre as fórmulas de área de figuras geométricas planas. 2007. 297f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
ROSA DOS SANTOS, Marilene. A transposição didática do conceito de área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental: um olhar sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. 2015. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.