Os documentos curriculares que guiam o ensino de matemática no primeiro ano do ensino fundamental no Brasil e no Chile: uma análise preliminar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nos últimos anos muitas são as preocupações com relação ao currículo. Assim, este artigo tem como objetivo identificar como os documentos curriculares estão propondo o ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental no Brasil e no Chile. Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo documental fundamentada em Ludke e André, no qual selecionamos os atuais documentos curriculares do Brasil e do Chile. Identificamos importantes semelhanças, tanto nos eixos de aprendizagem definidos quanto nos tópicos abordados neles.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
CERQUEIRA, D. S. Um estudo comparativo entre Brasil e Chile referente à Educação Matemática e sua influência nos currículos prescritos e praticados nesses países. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2012.
CHILE. Constitución política de la República de Chile. Santiago: Ministerio del Interior, 1980.
CHILE. Ley nº 20.370 – Ley general de educación. Santiago: Ministerio de Educación, 2009.
CHILE. Matemática Educación Básica. Bases curriculares. Santiago: Ministério de Educación, 2012.
D´AMBROSIO, U. Educação para uma Sociedade em Transição. 2ª edição. Natal - RN: Editora da UFRN, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
PIRES, C. C. Panorama da Educação Matemática em alguns países da América Latina. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.19, n.1, pp. 1-12, 2017