Concepções e discursos sobre a docência: tensões, embates e perspectivas

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Edileuza Fernandes Silva
André Lúcio Bento

Resumo

Analisam-se concepções acerca da docência expressas na Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, na Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018 e em narrativas de três professores de cursos de licenciatura de uma instituição de ensino superior pública da região Centro-Oeste. A discussão é parte de estudo qualitativo em desenvolvimento sobre a formação didático-pedagógica de professores para a Educação Básica, cujos dados foram obtidos de documentos e entrevistas narrativas. As análises preliminares indicam que os documentos apresentam discursos e concepções de docência, articulados aos contextos social, político, econômico e educacional de sua elaboração. Os docentes que formam professores, compreendem a docência relacional como processo de trabalho coletivo, influenciada pelas experiências pessoais e acadêmicas. Há ainda a identificação da docência como sacerdócio e orientada pela pesquisa, expressando uma ambiguidade conceitual.

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Como Citar
Silva, E. F. ., & Bento, A. L. . (2020). Concepções e discursos sobre a docência: tensões, embates e perspectivas. Ensino Em Re-Vista, 27(1), 15–39. https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-1
Seção
Dossiê O caminho se faz caminhando: formação docente no fazer e refazer

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