Reflexões acerca da estrutura curricular para a educação infantil

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Myrtes Dias da Cunha
Cecilia Rezende Silva

Resumo

Este artigo buscar refletir sobre a função da escola, em especial, da Educação Infantil. Como seus currículos podem favorecer ou dificultar uma formação integral enquanto cidadãos críticos e ativos numa sociedade cada vez mais consumista. Sabemos que o currículo possui um caráter político e histórico, indo muito além de um simples processo de transmissão de conteúdo. Assim, refletimos sobre o papel docente enquanto agente de reprodução ou emancipação. A partir de uma breve análise da Base Nacional Curricular Comum e outros documentos legais questionamos como as culturas podem ser valorizadas e trabalhadas no contexto escolar, de que forma pode-se favorecer a construção das identidades. Uma reflexão importante deve ser feita em relação ao direito de ser criança, em contrapartida ao processo de escolarização precoce.


 

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Como Citar
Cunha, M. D. da ., & Silva, C. R. . (2019). Reflexões acerca da estrutura curricular para a educação infantil. Ensino Em Re-Vista, 26(1), 223–243. https://doi.org/10.14393/ER-v26n1a2019-10
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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