A contribuição dos sinalários para a divulgação científica em Libras
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo visa analisar a produção de sinalários - glossários em Língua Brasileira de Sinais (Libras) - referentes à área das ciências, os quais podem ser encontrados na plataforma digital de compartilhamento Youtube. Busca-se apresentar a importância desses recursos para ampliação da divulgação científica em âmbito educacional e social, bem como compreender como ocorre a educação de alunos surdos e, também, como os sinalários contribuem para que a área das ciências se torne acessível a este público. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental pois faz referências a autores que pesquisam sobre a educação dos surdos e divulgação científica, além de análise de vídeos com sinalários em Libras disponibilizados na plataforma digital de compartilhamento Youtube. Com a pesquisa percebemos que não há uma padronização nos sinais pois há uma tendência destes serem organizados por instituições locais ou regionais respeitando apenas a variação linguística regional, dificultando a compreensão pelo público mais amplo.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BARDIN, L. Análise doconteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro.São Paulo: Edições 70, 2016.
BUENO, W. da C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Revista Informação & Informação. Londrina, v. 15, Ed. esp., p. 1–12, 2010. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em 25, jan. 2017.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.
JUNIOR, G. C., Projeto Varlibras.Brasília: Distrito Federal, 2014. 264 f. (Tese de Doutorado), Universidade de Brasília, 2014. Disponível em: repositorio.unb.br/bitstream/10482/17728/1/2014_GlauciodeCastroJunior.pdf. Acesso em 27 fev. 2017.
OLIVEIRA, V. R., PALAORO, G. M., GONÇALVES, P. MALACARNE, V. A Divulgação Científica no Youtube: Acessibilidade ao Conhecimento Científico por meio da Língua Brasileira de Sinais –Libras. In: Simpósio Nacional de Educação. Anais do V Simpósio Nacional de Educação. Cascavel, Unioeste, 2016, p.1-14. Disponível em http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/vsne/anais. Acesso 20, jan, 2017.
REALE, M. V., MARTYNIUK, V. L. Divulgação Científica no Youtube: a construção de sentido de pesquisadores nerds comunicando ciência. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo, 2016. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo, PUC, 2016, p. 1-15. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0897-1.pdf. Acesso: 10, fev. 2017.
SANTOS, J. A. H. S. Vídeos Da Internet Que Contemplam Pessoas Surdas: Análise Do Potencial Para A Educação Não Formal Em Ciências E Biologia. São Paulo, 2014. 35 f. (Originalmente apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso), Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Disponível em: http://www.mackenzie.br/fileadmin/PUBLIC/UP_MACKENZIE/servicos_educacionais/graduacao/Ciencias_Biologicas_SP/TCCs/2o_2015/Juliana_Ap_Henriques_dos_Santos.pdf. Acesso em 25 jan. 2017.
SCHNEIDER, C. K.; CAETANO, L.; RIBEIRO, L. O. M. Análise de Vídeos Educacionais no Youtube: Caracteres e Legibilidade. Revista Renome: Novas Tecnologias na Educação. V. 10 Nº 1, p. 1-11, julho, 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30816/19202. Acesso em 12 fev. 2017.