Conhecimento ecológico local e educar pela pesquisa: bases para um ensino de ciências contextualizado

Conteúdo do artigo principal

Camila Alvez Islas
Greici Maia Behling
Samuel Molina Schnorr

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi encontrar formas de contextualizar os conteúdos de ciências de uma escola de ensino fundamental a partir de uma pesquisa que investigou o conhecimento ecológico da comunidade escolar no município de Capão do Leão, Brasil. Realizamos entrevistas semiestruturadas, cujas respostas analisamos por meio do método Análise de Conteúdo. Da análise emergiram duas categorias para as quais sugerimos como utilizar os resultados encontrados no conhecimento ecológico da comunidade para contextualizar o ensino de ciências e também projetos de extensão voltados à comunidade. Além disso, articulamos a pesquisa realizada com a possibilidade de os alunos participarem como pesquisadores, inserindo-se no processo de construção do conhecimento. Concluímos que é potente encontrar formas de contextualizar os conteúdos da disciplina de ciências a partir do conhecimento ecológico local da comunidade escolar, bem como promover um ambiente no qual os próprios alunos possam ser os investigadores e aprender a partir da pesquisa.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Islas, C. A., Behling, G. M., & Schnorr, S. M. (2018). Conhecimento ecológico local e educar pela pesquisa: bases para um ensino de ciências contextualizado . Ensino Em Re-Vista, 25(2), 506–525. https://doi.org/10.14393/ER-v25n2a2018-13
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Platano Edições Técnicas, 2003.

BAPTISTA, G. C. S. A contribuição da Etnobiologia para o ensino e a aprendizagem de Ciências: estudo de caso em uma escola pública do Estado da Bahia. 2007. 188 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) -Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, Bahia.

BARDIN, L. nalise de conteudo. isboa, ortugal dicoes 70, LDA, 2009.

BERKES, F. Sacred Ecology: traditional ecological knowledge and resource management. 2nd ed. Philadelphia: Taylor & Francis, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília, DF, 1998.

DECKER,D. J.; RILEY, S. J.; SIEMER, W. F. (Orgs.). Human dimensions of wildlife management.The Johns Hopkins University Press: EUA, 2012.

DEMO, P. Educar pela pesquisa.8. ed. Campinas: Autores associados, 2008.

FRANCISCO, M. C.; KLEIN, T. A. S. A importância da modalidade prática na construção do conhecimento de biologia vegetal. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: 2015. Disponível em <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17256_11123.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2018.

HODSON, D. In search of a meaningful relationship: an exploration of some issues relating to integration in science and science education. International Journal of Science Education, v. 14, n. 5, p. 541-566, 1992.

IBAMA. Portaria nº 93/1998, de 07 de julho 1998, Importação e Exportação Fauna Silvestre, Brasília, DF, 1998.

ISLAS, C. A. Identificação da mastofauna de médio e grande porte e suas relações com moradores no entorno da UFPel, Capão do Leão, RS. 2013. 89 f. Monografia -Ciências Biológicas -Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

______; BEHLING, G. M. Problematizando a temática do tráfico de animais silvestres e do cativeiro ilegal na sala de aula: perspectivas da educação ambiental na percepção de professores da educação básica. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 11, n. 1, p. 66-80, 2016.

MATOS, E. C. A. Ensino de Ciências pautado nas relações culturais com o ambiente para a educação do campo. Ensino em Re-Vista, v. 22, n. 2, 2016.

SIQUEIRA, A. B.; PEREIRA, S. M. Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia. Revista eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 31, n. 2, p. 247-260, 2014.