A Reforma do Ensino Médio - 2017: notas sobre a Formação de Professores, a Educação e a Educação Física

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Marta Genú Soares
Meriane Conceição Paiva Abreu
Carla Loyana Dias Teixeira

Resumo

A reforma do ensino médio e a Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 são objeto de análise desse artigo que trata da repercussão na educação brasileira causada por imposição política, externa aos estudiosos e sujeitos da área, quanto ao ensino da educação física e às implicações para a formação de professores. Problematiza as características do campo da educação física expressas na lei e as implicações para a formação de professores. Metodologicamente, utiliza a abordagem dialética para a pesquisa bibliográfica e documental e faz a análise do discurso, como técnica de pesquisa. Conclui que a reforma configura a educação física uma prática, idealizando-se uma relação com a teoria; a lei admite o uso do documento Base Nacional Comum Curricular; prioriza o objeto de estudo na perspectiva da cultura corporal de movimento; valoriza o conhecimento do esporte e ginástica de condicionamento.


 

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Como Citar
Soares, M. G., Abreu, M. C. P., & Teixeira, C. L. D. (2018). A Reforma do Ensino Médio - 2017: notas sobre a Formação de Professores, a Educação e a Educação Física . Ensino Em Re-Vista, 25(2), 452–473. https://doi.org/10.14393/ER-v25n2a2018-10
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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