Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O filólogo, filósofo, psicólogo e didata ucraniano V. V. Repkin (1927) é a terceira mais importante figura do sistema Elkonin-Davidov, entretanto, sua obra é praticamente desconhecida no Ocidente. Esse educador e cientista fez contribuições relevantes ao sistema e, de modo geral, à didática desenvolvimental da atividade, em campos tão diversos como: teoria da atividade de estudo, metodologia do ensino da língua russa, formação de professores, processo de transição entre os diferentes níveis de ensino, diagnóstico do sistema, criação e consolidação de grupos e centros de pesquisa, bem como fundação da Associação Internacional de Ensino Desenvolvimental. O presente artigo aborda especificamente aportes teórico-metodológicos de Repkin em três campos específicos do conhecimento: 1) teoria da atividade estudo (conteúdo, objetivos, tarefas e estrutura); 2) transição do nível primário para o médio (o novo conteúdo da atividade de estudo, os novos métodos e a formação de professores) e; 3) o ensino desenvolvimental da língua e o problema da alfabetização ortográfica (o princípio fonético, a formação do conceito de fonema e escrita ortográfica).
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ELKONIN, D.B. A experiência da investigação psicológica em uma classe experimental. Questões da Psicologia, no. 5, 1960.
DAVIDOV, V. V.; REPKIN, V. V. ИЗНАУЧНОЙЛАБОРАТОРИИДетирастут. Авы?Какорганизоватьразвивающееобучениев5-9 классахсреднейшколы. Вестник, No 2, 1997a. Disponível em http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestniki.htm, acesso em 20 de novembro de 2015.
DAVIDOV, V. V.; REPKIN, V. V. ОрганизацияразвивающегообучениявV-IX классахсреднейшколы. Рекомендациидляучителей, руководителейшколиоргановуправленияобразованием. Психологическаянаукаиобразование, 1997b, No1.-С. 15-34. Disponível em http://psyjournals.ru/psyedu/1997/n1/Davydov.shtml, acesso em 23/04/2016.
DAVIDOV, V. V.; REPKIN, V. V. Особенностиэкспериментальныхучебныхпредметовначальнойшколы. А.Русскийязык/ Características das disciplinas experimentais da escola primária. DAVIDOV, V. V. Проблемыразвивающегообучения: Опыттеоретическогоиэкспериментальногопсихологическогоисследования. –М.: Педагогика, 1986. –240 с. –(Трудыд.чл. ичл.-кор. АПНСССР), p. 170-178.
DUSAVITSKY, А.К.; REPKIN, V. V. Исследованиеразвитияпознавательныхинтересовмладшихшкольниковвразличныхусловияхобучения. Вопросыпсихологии, 1975, No 3, с. 92-102.
REPKIN, V. V. ИЗНАУЧНОЙЛАБОРАТОРИИРАЗВИВАЮЩЕЕОБУЧЕНИЕЯЗЫКУИПРОБЛЕМАОРФОГРАФИЧЕСКОЙГРАМОТНОСТИ. Вестник, No 1, 1996. Disponível em http://www.experiment.lv, acesso em 26 de setembro de 2015.
REPKIN, V. V. Формированиеорфографическогонавыкакакумственногодействия. Вопросыпсихологии, 1960, No 3.REPKIN, V. V. Kontrol’v uchebnoi deiatel’nosti shkol’nikov. [Monitoramento da atividade de estudo da criança em idade escolar]. Radians’ka shkola, 1982, n° 11, pág. 62-88.
REPKIN, V. V. Развивающееобучениеязыкуипроблемаорфографическойграмотности. Вестник(МеждународнаяАссоциацияразвивающегообучения). –Вып. 1. –М.-Рига, 1996. –С. 36–42.
REPKIN, V.V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino em Re-Vista. V. 21, n. 1, p. 85-99, jan./jun. 2014.
VYGOSTKY, Lev. S. Aprendizagem e desenvolvimento na Idade Escolar. In: Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. L. S. VYGORAKY, L. LURIA, A.N. LEONTIEV. 11ª. Edição. São Paulo: Ícone, 2010, p. 103-117.
ZHEDEK, P. S., REPKIN, V. V.Iz optya izucheniia zakonomernostei russkoi orfografii. [Da experiência do estudo das regularidades da ortografia russa]. Obuchenie orfografii v vos’miletnei shkole; Posobie dlia uchitelia[Ensino da ortografia na oitava série; Guia do Professor] (Moscou, 1974) pág. 16-44.
ZHEDEK, P.S., REPKIN, V. V. Orfograficheskaia teoriia i obuchenie orfografii. [Teoria ortográfica e o ensino da ortografia]. Proekt programmy po russkomy iazyku dlia srednei shkoly[Currículo da língua russa par as escolas secundárias], (Moscou, 1972), pág. 115-156.