Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa

Conteúdo do artigo principal

Ângela Balça
Paulo Costa

Resumo

Este texto pretende, partindo da discussão dos conceitos de leitura e educação literária, apresentar uma visão crítica relativamente aos mais recentes documentos normativos para a disciplina de Português no Ensino Básico, em Portugal, no que à queles domínios diz respeito. A sua forma e conteúdo bem como a sua articulação com determinadas práticas dominantes de avaliação configuram-se como elementos potencialmente restritivos das competências profissionais do professor, do potencial que a leitura e que um percurso de educação literária possibilitariam e da formação do aluno em sentido mais abrangente. Procuraremos, na nossa reflexão, destacar os aspetos que se afiguram como os mais restritivos e limitadores na abertura à possibilidade de práticas mais flexíveis e ajustadas aos contextos de aprendizagem e, consequentemente, os maiores obstáculos à formação de leitores críticos e à promoção de uma efetiva educação literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Balça, Ângela, & Costa, P. (2017). Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino Em Re-Vista, 1(1), 201–220. https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-9
Seção
DOSSIÊ

Referências

ARAÚJO, L. A compreensão na leitura: investigação, avaliação e boas práticas. In: AZEVEDO, F. (Org.). Formar Leitores Das teorias às práticas. Lisboa: Lidel, 2007. p. 9-18.

ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1987.

BALÇA, A.; PIRES, M. N. C. O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação, n. 22, jan./abr. 2012. Disponível em:<http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/1624/1560>. Acesso em: 13 abr. 2016.

BUESCU, H. C., MORAIS, J., ROCHA, M. R.,MAGALHÃES, V. Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2015.

COSTA, P. L. Algumas notas sobre o discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a educação literária. Nuances: estudos sobre Educação, n. 3, set./dez. 2015. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/3691/3145>. Acesso em: 06 abr. 2016.

ENCABO, E. Lectura critica. In: MARTOS, E.; CAMPOS, M. (Coord.) Diccionário de nuevas formas de lectura y escritura. Madrid: Santillana, 2013. p. 371-372.

MAGALHÃES, M. L. A aprendizagem da leitura. In: AZEVEDO, F. (Org.). Língua Materna e Literatura Infantil. Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel, 2006. p. 73-92.

MARTINS, G. O. Língua Portuguesa –Ensinar um valor, preservar uma herança.In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS, 2007, Lisboa. Actas. Lisboa: Ministério da Educação, 2007. p. 13-18.

MELLO,C. J. A. Entrevista a Teresa Colomer sobre Educación Literaria. Via Atlântica, n. 28, dez. 2015. Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/100870/107097>. Acesso em: 12 abr. 2016.

MENDOZA FILLOLA, A. La educación literaria. Bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Málaga: Ediciones Aljibe, 2004.

NUÑEZ, G.; COSTA, P. Educación literaria. In: MARTOS, E.; CAMPOS, M. (Coord.) Diccionário de nuevas formas de lectura y escritura. Madrid: Santillana, 2013. p.204-205.

NUSSBAUM, M. C. Cultivating humanity: a classical defense of reform in liberal education. Harvard: Harvard University Press, 2003.

REIS, C. Apresentação de conferência. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS, 2007, Lisboa. Actas. Lisboa: Ministério da Educação, 2007. p. 7-11.

ROIG-RECHOU, B. Educación literaria e historias literarias. In: DÍAZ, E. C.; SURIS, L. F.; MATO, E. M. (Org.). A mi dizen quantos amigos hey. Homenaxe ao Professor Xosé Luís Couceiro. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2009. p. 333-342.

SOUZA, R. J.; GIROTTO, C.; SILVA, J. Educação literária e formação de leitores: da leitura em sipara leitura para si. Ensino em Re-Vista,n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/viewFile/14914/8410>. Acesso em: 14 abr. 2016.

VIANA, F. L.; RIBEIRO, I. Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para o jardim de infância. Carnaxide: Santillana. 2014.