O gênero do discurso tirinha: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental II

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Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro
Tiago Pereira Aguiar Susmickat

Resumo

Este artigo tem como objetivoa presentar uma sequência didática, voltada para os anos finais do Ensino Fundamental II, contemplando o gênero do discurso tirinha, valorizando-o como recurso significativo para o ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, tomou-se como referencial teórico os postulados bakhtinianos sobre gêneros do discurso e os estudos de Cirne (1972), Einser (2005), McCloud (2008), Ramos e Vergueiro (2009), Ramos (2012; 2014) e Rama e Vergueiro (2014), sobre os elementos característicos da linguagem autônoma dos quadrinhos. Levando em conta que a abordagem do gênero tirinha nos livros didáticos de Língua Portuguesa volta-se, predominantemente, para o estudo das normas gramaticais, ignorando aspectos discursivos relevantes, como o contexto de produção e de circulação e a articulação entre linguagem verbal e não verbal, propõe-se, por meio da Sequência Didática apresentada,uma abordagem da tirinha, de modo a contemplar aspectos relacionados à sua estrutura composicional, estilo verbal e conteúdo temático.


 

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Como Citar
Ribeiro, M. D. A., & Susmickat, T. P. A. (2017). O gênero do discurso tirinha: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental II . Ensino Em Re-Vista, 1(1), 81–100. https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-4
Seção
DOSSIÊ

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