Gêneros discursivos, atividade de estudo e formação do pensamento teórico dos alunos no contexto de uma prática pedagógica humanizadora

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Stela Miller

Resumo

Este artigo tem por objetivo pôr em discussão a relação existente entre o trabalho pedagógico humanizador com os gêneros do discurso e o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno por meio da atividade de estudo. O processo de humanização ou de educação ocorre quando os aprendizes se apropriam dos conhecimentos elaborados sócio- historicamente pelas gerações precedentes e desenvolvem capacidades que lhes permitem agir com autonomia no meio em que vivem. Na aprendizagem da língua materna, a apropriação dos gêneros discursivos, presentes nas diferentes instâncias de participação social dos sujeitos, é essencial para que possam utilizar a leitura e a escrita como instrumentos de sua ação social criativa e transformadora. O conteúdo conceitual dos gêneros discursivos tem na atividade de estudo um meio adequado para que tal apropriação ocorra e se desenvolva no aluno pensamento teórico que o faz compreender a realidade em sua essência e nela agir consciente e criticamente.

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Como Citar
Miller, S. (2017). Gêneros discursivos, atividade de estudo e formação do pensamento teórico dos alunos no contexto de uma prática pedagógica humanizadora . Ensino Em Re-Vista, 1(1), 13–35. https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-1
Seção
DOSSIÊ

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