Ensino de Ciências pautado nas relações culturais com o ambiente para a educação do campo / Lined science teaching in cultural relations with the environment for the field of education

Conteúdo do artigo principal

Elaine Cristine do Amarante Matos

Resumo

Por atender comunidades com características culturais diferentes das populações urbanas, o ensino em escolas do campo requer adaptações ao currículo formal, de modo a adequar-se às necessidades da comunidade local. Dessa forma, propõe-se que o ensino de Ciências na educação do campo contemple a inserção e discussão de outros saberes acerca dos conteúdos de ciências lecionados em sala, pois esses conteúdos devem ser ressignificados e percebidos de acordo com o ambiente educacional específico. Como embasamento a essa proposta, utilizam-se as contribuições dos Estudos Culturais para a educação e posicionamentos de autores multiculturalistas e pluralistas sobre o ensino de Ciências. Assim, sugerimos a inserção dos conhecimentos etnobiológicos nos currículos de Ciências em escolas do campo, buscando a ampliação dos saberes em relação à Biologia, como também a valorização do conhecimento cultural da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Matos, E. C. do A. (2016). Ensino de Ciências pautado nas relações culturais com o ambiente para a educação do campo / Lined science teaching in cultural relations with the environment for the field of education. Ensino Em Re-Vista, 22(2), 411–422. https://doi.org/10.14393/10.14393/ER-v22n2a2015-12
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

Referências

AGÊNCIA BRASIL, Luiz Inácio Lula da Silva, Escola no campo espera política de educação própria e extensão universitária, disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2010-08-06/escola-no-campo-espera- politica-de-educacao-propria-e-extensao-universitaria. Acesso em 12 jul. 2011.

AINKHEAD, G.; CALABRESE, A.B; CHINN, P.W.U. Toward A Politics Of Place-Based Science Education. Cultural Studies of Science Education, v.1, P. 403–416. 2006. http://dx.doi.org/10.1007/s11422-006-9015-z

ALBUQUERQUE-JUNIOR, D.M. O objeto em fuga: algumas reflexões em torno do conceito de região. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/ppgh/docentes/durval/artigos/objeto_em_fuga.pdf. 2011>. Acessado em: 02

set 2012.

ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cad. Cedes, Campinas, v.27 n.72, 2007. p. 157-176.

_____. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011. 374 p.

BAPTISTA, G. C. S. A contribuição da etnobiologia para o ensino e a aprendizagem de Ciências: estudo de caso em uma escola pública da Bahia. 2007. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica) - Universidade Federal da Bahia, Salvador.

_____. Importância da demarcação de saberes no ensino de Ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, v.16, n.3, 2010, p. 679-694. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300012

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009. 159 p.

BRANDÃO, E. Educação do campo: pedagogia da sobrevivência. IN: BRANDÃO, E. ; CECILIO, M. A. Educação: campo e cidade - territórios do saber. Maringá: Massoni, 2006.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília, 2002.

CALDART, R.S. Elementos para a construção do projeto político e pedagógico da educação no campo. IN: MOLINA, M.C. ; JESUS, S.M.S.A. (Org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília: Articulação Nacional “Por uma educação do campo”, 2004.

CANEN, A.; XAVIER, G.P.M. Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das Diretrizes Curriculares para a formação docente. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.13, n.48, p. 333-344, 2005.

CARDOSO, L. R.; ARAÚJO, M.I.O. Currículo e Ciências: professores e escolas do campo. Revista Ensaio, v.14, n.2, p. 121-135. 2012a. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013140208

COBERN, W. Everyday thoughts about nature. Dordrecht: Kluwer, 2000. http://dx.doi.org/10.1007/978- 94-011-4171-0

COBERN, W.; LOVING, C. C. Defining ‘Science” in a multicultural world: implications for science education. Science Education, v.85, 2001. 50-67. http://dx.doi.org/10.1002/1098-237X(200101)85:1<50::AID- SCE5>3.0.CO;2-G

COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. H.; SOMMER, L. H. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, v.23, 2003.

COUGHLIN, C.A.; KIRCH, S. A. Place-based education: a transformative activist stance. Cultural Studies of Science Education, v.5, P.911–921. 2010. http://dx.doi.org/10.1007/s11422-010-9290-6

CUNHA, M. M. S. Apropriações didático-pedagógicas da temática ambiental no ensino de Ciências. IN: CUNHA, M. M. S. Questões atuais em educação. João Pessoa: Editora universitária/UFPB, 2006. 86 p.

DIEGUES, A. C. S. O mito moderno da natureza intocada. 3ed. São Paulo: Hucitec, 2001. 169 p.

EL-HANI, C., N., SEPÚLVEDA, C. Referenciais teóricos e subsídios metodológicos para a pesquisa sobre as relações entre educação científica e cultura. In: SANTOS, F. M. T. dos, GRECA, I. M. (Orgs.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2007.

ESCOSTEGUY, A.C. Estudos culturais: uma introdução. IN: SILVA, T. T. O que é, afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autentica, 2010. 240 p.

GUIMARÃES, L.B. Pesquisa em Educação Ambiental: olhares atentos à cultura. IN: WORTMANN, M.L.C; SANTOS, L.H.S; RIPOLI, D; SOUZA, N.G.S. ; KINDEL, E.A.I. Ensaios em Estudos Culturais, Educação e Ciência. 1 ed. Porto Alegre: UFRGS, 2007. P. 237-246.

JOHSON, R. O que é, afinal, estudos culturais? IN: SILVA, T.T. O que é, afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autentica, 2010. 240 p.

KEANE, M. Science education and worldview. Cult Stud of Sci Educ, 3. p.587–621. 2008. http://dx.doi. org/10.1007/s11422-007-9086-5

KINCHELOE, J.L.; MCKINLEY, E.; LIM, M., BARTON, A.C. Conversation On ‘Sense Of Place’ In Science Learning. Cultural Studies of Science Education, v.1, p. 143–160. 2006. http://dx.doi.org/10.1007/s11422-005- 9003-8

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 1998. 494 p.

LOPES, A. R. C. Conhecimento científico. In: Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro : EdUERJ, 1999. p. 126- 136.

MORTIMER, E.F. Construtivismo, Mudança conceitual e ensino de Ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências – V.1, n.1, pp.20-39, 1996.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003. 404 p.

NELSON, C; TREICHLER, P. A.; GROSSBERG, L. Estudos culturais: uma introdução. IN: Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

PARAÍSO, M. A. Contribuições dos Estudos Culturais para a Educação. Presença Pedagógica, v. 10, n. 55, 2004. PETTY, M.; TOMBIM, A.; VERA, R. Uma alternativa de educação rural. In: WERTHEIN, J. ; BORDENAVE, J.D. [Org.]. Educação rural no terceiro mundo: experiências e novas alternativas. Rio de janeiro: Paz e terra, 1981.

POSEY, D. A. Etnobiologia: teoria e prática. IN: RIBEIRO, B. G. [Cord.]. Suma etnológica brasileira. Petrópolis: Vozes, 1987.

REIGOTA, M. A floresta e a escola: por uma Educação Ambiental pós-moderna. São Paulo: Cortez, 1999.

_____. Meio ambiente e representação social. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, L.H.; MORAIS, T.C. ; BOF, A.M. A educação no meio rural do Brasil: revisão da literatura. IN: BOF, A.M. (Org.). A educação rural no Brasil. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

_____. Currículo e Identidade social: Territórios contestados. IN: SILVA, T.T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. . Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 190-207.

SOARES, S.; RAZO, R.; FARIÑAS, M. Perfil estatístico da educação rural: Origem socioeconômica desfavorecida, insumos escolares deficientes e resultados inaceitáveis. IN: BOF, A.M. A educação no Brasil rural. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

STANLEY, W. B.; BRICKHOUSE, N. W. Multiculturalism, Universalism and Science Education. Science Education, v. 78, n.4, 1994. P. 387-398. http://dx.doi.org/10.1002/sce.3730780405

SIEGEL, H. Multiculturalism, Universalism and Science Education: In search of common ground. Science Education, v.86, 2002. P. 803-820. http://dx.doi.org/10.1002/sce.1052

TAN, A. L. Home culture, science, school and science learning: is reconciliation possible? Cult. Stud of Sci Educ, v.6, p. 559-567. 2011. http://dx.doi.org/10.1007/s11422-011-9343-5

TRÉZ, T.A. Feyeraband, interculturalismo e etnobiologia: algumas possíveis articulações no ensino de biologia. Revista Biotemas, v.24, n.3, 2011.