A preservação da água em um objeto de aprendizagem: saberes e possibilidades de ensino
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar um Objeto de Aprendizagem (OA) desenvolvido para mostrar o processo de produção de energia a partir da matriz ‘água’, sensibilizar para a sua preservação e registrar possibilidades de pesquisar em educação. O OA é destinado aos alunos do Ensino Básico e foi desenvolvido para complementar conteúdos curriculares sobre o tema envolvendo conteúdos de Física, Matemática e Geografia. A metodologia perpassou pela aprendizagem colaborativa e envolveu a multimodalidade de linguagem a partir da aula teórica, a música, o texto crítico e o OA. O resultado obtido por meio de múltiplas ferramentas mostrou-se eficaz para abordar o tema mostrando possibilidades de reutilização da água nas ações cotidianas dos estudantes. Sobre os saberes e possibilidades de ensino discutidos por meio do OA, a investigação possibilitou atualizar demandas emergenciais para cuidar do planeta e multiplicar as formas de conexão de linguagens e de abordagens no ensino de Ciências.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
ALBUQUERQUE; M. A. M. de; BIGOTTO; J. F.; VITIELLO, M. A. Geografia Sociedade e Cotidiano.Ensino Médio Volume Único. São Paulo: Escala Educacional, 2010).
BAKHTIN, M. N. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas.São Paulo: Martins Fortes, 2003.
BOER, N. A água nos conteúdos escolares: saberes e possibilidades de ensino.In: Água e educação: princípios e estratégias de uso e conservação. Org. RIGHES, A. A.; BURIOL, G. A.; BOER, N. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2009.
BRANCO, S. Energia e meio ambiente. São Paulo: Moderna, 2002.
BRANCO, S. Água, origem, uso e preservação. São Paulo: Moderna, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 2010.
GOLDEMBERG, J.; LUCOM, O. Energia e meio ambiente no Brasil. Estudos Avançados. v.59, n.21, 2007.
KALANTZIS, M.; COPE, B. Changing the Role of Schools.In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (orgs). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design os Social Futures. New York: Routledge, 2006[2000], p. 121-148.
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA.Energia Hidráulica.Disponível em http://www2.aneel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_par2_cap3.pdf. Acesso: 18 de Abril de 2018.
PRESS, F. et al. Para entender a Terra.São Paulo: Bookman, 2006.
ROJO, R.; MOURA, E. (Org). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.ROJO, R. (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
STRAHLER, A. N.; STRAHLER, A. N. Geografia Física. Barcelona: Omega, 2005.
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de textos, 2003.
TUNDISI, J. G. Água no século XXI, enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2005.
WILSON,C.et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, 2013.