A formação de professores em Pedagogia na região do Pontal do Triângulo Mineiro após a LDB 9394/96 /The teacher training in Pedagogy in Pontal do Triangulo Mineiro after LDB 9394/96
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente trabalho refere-se ao resultado de uma pesquisa sobre a formação do pedagogo que atua como professor da educação infantil e do ensino fundamental (1º ao 5º ano), realizada em três cidades da Região do Pontal do Triângulo Mineiro. Questionários foram aplicados e os dados tabulados analisando-se os índices de formação dos professores, o tempo de formação, uma avaliação sobre o curso que realizaram na educação superior e a contribuição para sua formação. Verificou-se que os professores ainda têm boas impressões sobre sua formação, mas revelaram certa insegurança no que diz respeito à aplicação do que viram na faculdade com seus alunos. O objetivo do presente artigo é estabelecer um debate sobre a formação de professores da educação infantil e do ensino fundamental, com vistas à formação no curso de Pedagogia. A formação do pedagogo tem atingido seus objetivos? O texto remonta às questões sobre o ensino no campo da formação desses profissionais, assuntos relativos à História da Educação e à própria Filosofia da Educação, apontando para o pensamento educacional em determinadas épocas da educação brasileira. As preocupações que mo- tivaram este trabalho surgem de indagações sobre as indicações da LDB de 1996, em que se propôs repensar o lugar da formação de professores no Brasil. Os resultados demonstrados na pesquisa deixam uma questão fundamental: os professores estão satisfeitos com a formação realizada nos cursos de Pedagogia? A maioria diz que sim, mas uma parte significativa dos entrevistados optou por respostas intermediárias, respostas que colocam a formação atual em dúvida, sinalizando para a necessidade de se repensar o projeto de formação de professores no país.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
AGUIAR, M.A; SCHEIBE. Leda: Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão. Educação e Sociedade, ano XX, n° 68, Dezembro/99.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e Licenciatura. Brasília. DF: 2006. BRASIL. LDB (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. DF: Senado 1996.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas. SP. Papirus. 1996.
CHAMON, Magda Lucia. Trajetória de feminização do magistério: ambiguidades e conflitos. In: Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito. (Org.). Professores: identidade, profissionalização e formação. 1 ed. Belo Horizonte/MG: Argumentum Editora, 2006.
CUNHA, Maria Isabel da. Formatos Avaliativos e concepção de docência. Campinas. Autores Associados. 2005.
_____. O bom professor e sua prática. Campinas. SP. Papirus. 1995.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e Educação Brasileira. Católicos e Liberais. São Paulo. Cortez e Moraes. 1978.
DAMIS, Olga Teixeira. Formação pedagógica do profissional da educação no Brasil: uma perspectiva de análise. In: AMARAL, Ana Lúcia e VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2002.
DIDONET, Vital. Plano Nacional de Educação. Brasília. Líber Livro Editora. 2006.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de Professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Revista Educação e Sociedade. Vol. 23. N. 80. Campinas. Set. 2002.
GAUTHIER, Clermont (Org.). Por uma teoria da pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira de Lima. Ijuí. RS: Ed. Unijuí, 1998.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro. RJ. Paz e Terra. 1969.
LIBANEO, José Carlos. O Campo do Conhecimento Pedagógico e a identidade profissional do pedagogo. In: Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2005. 200p. (8. ed.)
LIMA, M.S.L; GOMES, M.O. Redimensionando o papel dos profissionais da educação: algumas considerações. In: PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro. (Orgs.). 2002.
PAIVA, Vanilda. WARDE, Mirian Jorge. Dilemas do ensino superior na América Latina. Campinas. SP. Papirus, 1994.
SANTOS, L. L. de Castro Paixão. Identidade Docente em tempos de Educação Inclusiva. In: AMARAL, Ana Lúcia e VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo. Cortez/Autores Associados. 1987.
_____. Histórias das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas/SP. Autores Associados. 2007.
SCHEIBE, Leda. Formação de Professores: políticas e debates. In: AMARAL, Ana Lúcia e VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes. 2002.