O adolescer da EJA: a inserção dos adolescentes que fracassam no ensino regular /The adolescer da EJA: the insertion of adolescents who failed in regular education

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Salatiel da Rocha Gomes
Diosnel Centurion

Resumen

O objetivo do presente estudo é analisar a percepção de professores, pais e alunos em relação à inserção de adolescentes oriundos do ensino regular na EJA em termos dos benefícios que tal deslocamento pode trazer para o rendimento acadêmico desses alunos. Optou-se pela discussão dessa problemática em razão de sua relevância social e científica, discutindo-se o porquê de o adolescente ser convidado para a EJA tão precocemente. Esse enfoque ainda é pouco explorado na academia conforme o banco de dissertações e teses da Capes. O texto está pautado numa abordagem qualitativa, utilizando técnicas de entrevistas estruturadas, questionários, observação participante e análise documental. Os resultados da pesquisa apontam que muitos dos fracassos escolares dos adolescentes voltam-se apenas ao aluno. Evidenciou-se que a timidez, a falta de interesse e a baixa concentração foram os maiores problemas que levaram os alunos à repetência escolar e ao ingresso na EJA. A pesquisa também relata o baixíssimo rendimento que os adolescentes tiveram na EJA no período pesquisado, corroborando a ideia de que o necessário não é achar uma alternativa provisória para esse aluno, mas possibilitar melhorias eficazes e profícuas na gestão e na prática do trabalho escolar em todas as modalidades. É confirmada a hipótese de que professores, pais e alunos consideram que, ao frequentar a EJA, o adolescente terá melhor rendimento acadêmico, além de essa modalidade de ensino contribuir para a autoimagem do adolescente, fortalecendo aspectos sociais, como a melhoria no comportamento em aspectos afetivos e a interação aluno-aluno e aluno-professor.

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Cómo citar
Gomes, S. da R., & Centurion, D. (2016). O adolescer da EJA: a inserção dos adolescentes que fracassam no ensino regular /The adolescer da EJA: the insertion of adolescents who failed in regular education. Ensino Em Re-Vista, 22(2), 363–376. https://doi.org/10.14393/ER-v22n2a2015-8
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