Apresentação DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas
Main Article Content
Abstract
A pandemia evidenciou a importância da Estatística e da Probabilidade como um conhecimento vital para compreensão do mundo, em especial, em momentos de crise. Aliado a isto, notou-se o aumento do interesse de professores/pesquisadores por publicações científicas sobre a Educação Estatística com foco no processo de ensino e aprendizagem. Neste dossiê, o primeiro de dois deles, apresentamos pesquisas e ações que buscam refletir sobre como a Estatística e a Probabilidade são ensinadas e aprendidas nas escolas e nas universidades. Mais especificamente, neste dossiê, para as 19 produções selecionadas, tentamos valorizar a diversidade e refletir a pluralidade de abordagens epistemológicas e metodológicas dos estudos em Educação Estatística, no Brasil e internacionalmente. Assim, apresentamos 13 publicações de artigos, frutos de pesquisas que buscaram examinar os processos cognitivos, motivacionais, atitudinais, curriculares, filosóficos, políticos e tecnológicos que estão relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, a avaliação da aprendizagem em estatística, bem como, fatores que interferem no desenvolvimento e compreensão do raciocínio e do pensamento estatístico e probabilístico. Além disso, também apresentamos 6 relatos de experiências desenvolvidas em todos os níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, incluindo também a formação de professores.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The published works are the property of their authors, who may make use of them for subsequent publications, always including the original edition (original title, Ensino em Re-Vista, volume, number, pages). All articles in this journal are the sole responsibility of their authors, and no legal responsibility for their content rests with the Journal or EDUFU.