Violência de gênero como tema na educação em Ciências: uma proposta de formação continuada para docentes do ensino fundamental

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Rúbia Estefânia Pinto da Silva
Jeane Cristina Gomes Rotta

Resumo

A “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher” inseriu nos currículos da Educação Básica temas relacionados à violência de gênero. O objetivo desta pesquisa foi analisar uma proposta de formação continuada para a elaboração de atividades pedagógicas que inserissem a discussão sobre gênero. Participaram seis docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados analisados pela Análise Textual Discursiva resultaram em três categorias: 1. “Gênero, violência e ensino de Ciências”; 2. “Visibilidade de mulheres cientistas”; e, 3. “Formação docente”. Os resultados indicaram que o curso de formação proporcionou um ambiente para a discussão sobre gênero em diferentes espaços, assim como favoreceu a elaboração de propostas pedagógicas envolvendo a inserção da temática mulheres cientistas. Ainda, como as diferentes formas de violência vividas por mulheres em diferentes espaços, entre eles, o acadêmico. Assim, demonstrou-se a importância de espaços para informação e reflexão sobre a representatividade e diversidade.

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DEMANDA CONTÍNUA

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Silva , R. E. P. da, & Rotta, J. C. G. (2025). Violência de gênero como tema na educação em Ciências: uma proposta de formação continuada para docentes do ensino fundamental. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-19. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-23

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