Histórias da cozinha brasileira no período colonial: uma sequência didática para Cursos Técnicos em Gastronomia do Proeja
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Resumo
O objetivo deste trabalho foi construir e avaliar um produto educacional voltado para o Curso Técnico em Gastronomia (PROEJA). Trata-se de um material que considera os saberes históricos aprendidos “lá na cozinha”. Para atender ao objetivo proposto nesse estudo, organizamos uma estrutura em consonância com as etapas do planejamento e análise de um produto educacional indicadas por Freitas (2021). Desta forma, partimos da identificação do seu público-alvo, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. Assim, interpretamos os dados gerados pelos sujeitos que avaliaram a SD, para isso utilizamos como técnica de análise de dados a Análise Textual Discursiva (ATD). Os docentes relataram as suas dificuldades em encontrar materiais didáticos para o PROEJA. Pontuaram o caráter inovador da SD proposta, sobretudo no que tange ao uso de metodologias ativas, que consideram os conhecimentos prévios dos estudantes. Ressaltaram, ainda, os esforços do produto no sentido de valorizar a história e a ancestralidade dos educandos.
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