Mapas Conceituais no Ensino de Compostagem: uma proposta de Educação Científica Ambiental com Base nos ODS

Conteúdo do artigo principal

Érica Trevelin Antunes
Fábio Augusto da Silva Antunes

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de atividade pedagógica para o Ensino Médio, centrada na construção de mapas conceituais sobre o processo de compostagem e os diferentes tipos de matéria orgânica envolvidos. A atividade visa promover a alfabetização científica e a educação ambiental, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de metodologias participativas e investigativas. A compostagem é abordada como uma prática sustentável, capaz de reduzir impactos ambientais e estimular a reflexão crítica sobre o destino dos resíduos sólidos. Espera-se que, por meio da organização conceitual e do uso de ferramentas digitais, os estudantes desenvolvam competências cognitivas, socioambientais e cidadãs. A proposta foi elaborada como parte das exigências do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UFMG).

Detalhes do artigo

Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

Antunes, Érica T., & Antunes, F. A. da S. . (2025). Mapas Conceituais no Ensino de Compostagem: uma proposta de Educação Científica Ambiental com Base nos ODS. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-21. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-40

Referências

ALMEIDA, R. M. O ensino de Geografia: o uso do mapa conceitual como estratégia de aprendizagem significativa referente ao Ensino Médio. [S.l.]: NEPEG, 2022. Disponível em: https://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2022/10/O-ensino-de-geografia-o-uso-do-mapa-conceitual-como-estrategia-de-aprendizagem-significativa-referente-ao-ensino-medio.pdf. Acesso em: 30 jun. 2025.

ALVES, T. A. A.; GASPARINI, I. A structural classification of concept maps: analysis of 317 educational artifacts. arXiv preprint, arXiv:2503.22741, 2025. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2503.22741. Acesso em: 30 jun. 2025.

ANTUNES, É. T. Estudo sobre compostagem e mini horta doméstica, seus benefícios socioambientais, e aplicação dos conceitos envolvidos por meio de uma sequência didática desenvolvida para alunos do Ensino Médio. 2022. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BUDZIAK, C. R.; MAIA, C. M. B. F.; MANGRICH, A. S. Compostagem e sustentabilidade. Química Nova, São Paulo, v. 27, p. 399–402, 2004.

CAMPELO, L.; PICONEZ, S. B. Mapas conceituais como metodologia ativa no ensino de Geografia: experiência em uma escola pública. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS / ENCONTRO DE PRODUÇÃO DISCENTE EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (CIET: EnPED), 2018, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCar, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/658. Acesso em: 30 jun. 2025.

LOPES, A. R.; MATOS, A. T. Compostagem caseira de lixo orgânico doméstico. Brasília: Embrapa, 2013. (Série Embrapa Meio Ambiente, 23). Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1022380/compostagem-caseira-de-lixo-organico-domestico. Acesso em: 30 jun. 2025.

NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nova York: ONU, 2015. Disponível em: https://www.un.org/sustainabledevelopment/pt/agenda-2030/. Acesso em: 9 jun. 2025.

PEDASTE, M. et al. Phases of inquiry-based learning: definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, v. 14, p. 47–61, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2015.02.003.

RAMOS, M. R.; BAGIO, M. M. Mapas conceituais: uma ferramenta para promover a aprendizagem significativa no ensino de Ciências. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 4, n. 1, p. 45–59, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/mapas-conceituais. Acesso em: 30 jun. 2025.

SANTOS, M. D. S.; FELLIPPETTO, I. F.; ARAÚJO, M. C. P. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Educação Ambiental no Ensino Médio: compreensões docentes. Revista Vitrine – Cogitações em Temas Transversais, v. 13, n. 1, p. 23–38, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/vitruvian/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63597. Acesso em: 30 jun. 2025.

SOARES, F. P. Geografia escolar e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Terra Digital, Campinas, v. 13, n. 2, p. 226–242, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657602. Acesso em: 30 jun. 2025.

UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Tradução de Silvia Sander e Suzana M. Gnaspini. Brasília: UNESCO, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197_por. Acesso em: 30 jun. 2025.

XMIND LTD. XMIND: ferramenta de mapeamento mental. Versão XMind 2024. Disponível em: https://www.xmind.net. Acesso em: 25 jun. 2025.

ZANTA, V. M. Compostagem familiar: conceitos básicos a respeito da compostagem natural. Brasília: Fundação Nacional de Saúde (Funasa), 2013. Disponível em: https://repositorio.funasa.gov.br/handle/123456789/627. Acesso em: 30 jun. 2025.