Dislexia em adolescentes no contexto do Ensino Médio Profissionalizante: uma revisão crítica
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Resumo
Este estudo revisou sistematicamente a literatura sobre dislexia em adolescentes do ensino médio integrado ao técnico, buscando identificar sinais e promover seu desenvolvimento. Utilizando a metodologia Design Science Research, foram analisados 30 artigos das bases Scopus, Scielo e Web of Science, publicados entre 2013 e 2023 objetivando a elaboração de uma crítica e de um produto educacional para tratativa da temática envolvida. A pesquisa revelou uma lacuna na literatura sobre a formação na educação profissional e tecnológica para adolescentes com dislexia. Destacou-se a necessidade de adaptar políticas educacionais para atender às suas necessidades, garantindo acesso a recursos e apoio adequados. As áreas emergentes de pesquisa incluem o desenvolvimento de intervenções específicas, a análise do impacto da dislexia na trajetória educacional e profissional, e a investigação das experiências dos jovens. Com base nos resultados, foi elaborado um produto educacional para auxiliar na identificação e práticas de ensino para esses indivíduos.
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