A experiência de mediação com objeto de aprendizagem em turmas inclusivas

Conteúdo do artigo principal

Regina Célia Passos Ribeiro de Campos
Thaissa Lielly Rodrigues de Almeida

Resumo

A inclusão dos estudantes com deficiência aparece ainda na opinião dos professores como um processo lento e complexo, permeado por exclusão, estigmas e mitos sobre as capacidades de aprendizagem. O presente artigo visa apresentar uma pesquisa na área educacional, fundamentada  na Teoria Histórico-Cultural, culminando na elaboração de um objeto de aprendizagem e de uma atividade pedagógica para o ensino de ciências em uma turma inclusiva de 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública. A turma contava com 25 alunos, entre os quais, duas crianças com deficiência (Síndrome de Down e Paralisia Cerebral). Os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação do contexto escolar e a entrevista com professor de Ciências. A análise dos dados possibilitou refletir sobre as características e potencialidades das crianças com deficiência. A experiência comprovou ser possível, com a introdução de objetos mediadores da aprendizagem, uma educação equitativa e inclusiva para todos.

Detalhes do artigo

Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

A experiência de mediação com objeto de aprendizagem em turmas inclusivas . (2025). Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-25. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-10

Referências

AQUINO, Pabline; TOASSA, Gisele. Apontamentos sobre a pedologia de Vigotski: alguns conceitos importantes em seu contexto histórico. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1-19, 2019.

BRASIL, Lei nº º 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. Brasília: Edições Câmara, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

DAINEZ, Débora. Desenvolvimento e deficiência na perspectiva histórico-cultural: contribuições para educação especial e inclusiva. Revista de Psicología, [S.L.], v. 26, n. 2, p. 1-22, dez. 2017. Universidad de Chile. DOI: https://doi.org/10.5354/0719-0581.2017.47948.

DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educação e Pesquisa, [S.L.], v. 45, p. 1-18, 2019. FapUNIFESP (SciELO). DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187853.

EMBIRUÇU, Emília; MONTEIRO, Carlos; SILVA, Talita; REIS, Alberto; VALENTI, Vitor; OLIVEIRA, Adriana; ABREU, Luiz. Paralisia cerebral. In: MONTEIRO, Carlos Bandeira; ABREU, Luiz; VALENTI, Vitor (orgs.). Paralisia cerebral: teoria e prática. São Paulo: Plêiade, 2015. p. 31- 56.

FIGUEIRÊDO, Alessandra. O(s) uso(s) do(s) conceito(s) de estigma no campo da saúde coletiva. Saúde em Redes, v.7, n.1, p.87-97, 2021. DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1p87-97.

GLAT; Rosana; BLANCO, Leila. Educação especial no contexto de uma educação inclusiva. In: GLAT, Rosana. (org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007. p. 15-35.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

KASSAR, Maria Cristina. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, 2011, p. 61- 79. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000300005.

FARIA FILHO, Luciano; VIDAL, Diana. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 14, 2000, p. 19-34. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200003.

LINHARES, Renata; FACCI, Marilda. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores: rompendo com a dicotomia entre o natural e o histórico-cultural. In: FRIBIDA, Fabiola; FACCI, Marilda; BARROCO, Sônia. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores na psicologia histórico-cultural: contribuições da psicologia à educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021, p. 29-46.

MANZINI, Eduardo; SANTOS, Maria Carmem. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física. Brasília: MEC/SEESP, 2002. 54 p.

MONTEIRO, Darlisângela; GHEDIN, Evandro; KRUGER, Marcos. A epistemologia de Leontiev, a relação do desenvolvimento do psiquismo humano, a cultura e suas implicações para o ensino de ciências. In: GHEDIN, Evandro (org.). Teorias psicopedagógicas do ensino aprendizagem. Boa Vista: UERR Editora, 2012, p. 154-171.

SASAKI, Aline; SFORNI, Marta. Desenvolvimento do pensamento na educação. In: FRIBIDA, Fabiola; FACCI, Marilda; BARROCO, Sônia. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores na psicologia histórico-cultural: contribuições da psicologia à educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021, p. 128-138.

SILVA, Anair; OLIVEIRA, Guilherme; ATAÍDES, Fernanda. Pesquisa-ação: princípios e fundamentos. Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 2-15, 2021.

SILVA, Grazielle; MACÊDO, Kátia; REBOUÇAS, Cristiana Brasil; SOUZA, Ângela Maria. Entrevista como técnica de pesquisa qualitativa. Objn, [s. l], p. 2046-257, jan. 2006.

SILVA, Renan; CARMELLO NETO, Artur; MUZZETI, Luci. A Inclusão no Brasil: a deficiência intelectual e as contribuições de Vigotski. Interfaces Científicas - Educação, v.9, n. 1, p. 93-106, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p93-106.

SOUZA, Vera; ANDRADA, Paula. Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estudos de Psicologia. Campinas, v. 30, n. 3, 2013, p. 355-365. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2013000300005.

STREDA, Carina; VASQUES, Carla. Síndrome de Down e Deficiência Intelectual: História e Lógica de uma Associação. Revista Brasileira de Educação Especial, Corumbá, v.28, 2022, p. 417-432. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0085.

VIGOTSKI, Lev. O método de investigação. In: VIGOTSKI, Lev. Obras Escogidas. Tomo III, Madrid: Visor Distribuciones, 1931/2013, p. 47-96.

VIGOTSKI, Lev. O método instrumental em psicologia. In: VIGOTSKI, Lev. Obras Escogidas. Tomo I, Madrid: Visor Distribuciones, 1930/2013, p. 65-70.