A pergunta e suas potencialidades: interseções entre a educação e a filosofia

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Pedro Henrique Mendonça Fernandes
Marcos Roberto de Faria

Resumo

A pergunta é um dos caminhos que o ser humano possui para estabelecer relações com o mundo e consigo mesmo. Assim sendo, neste trabalho, que é parte de uma pesquisa de mestrado, procurou-se desenvolver um percurso que parte da possibilidade de compreender o que é a pergunta e analisar as suas dimensões epistemológica, discursiva, social e política, revolucionária e hermenêutica, como múltiplas faces de uma mesma ação questionadora. Como objetivo principal, pretendeu-se estabelecer a pergunta como um ponto de interseção entre a educação e a filosofia, buscando identificar o papel das perguntas nos processos educativos e a contribuição que a filosofia e seu ensino podem trazer para o desenvolvimento de uma educação questionadora que desperte estudantes igualmente questionadores. A metodologia da pesquisa teve cunho bibliográfico e qualitativo, partindo, notadamente, dos estudos de Machado e Sasseron (2012), Muraro (2015), Gadamer (1997), Kohan (2011) e Cerletti (2009). Como resultado, foi possível vislumbrar a pergunta como um ponto de interseção entre a filosofia e a educação, uma vez que ela, a pergunta, pode ir além de uma frase interrogativa ou recurso pedagógico. Pôde-se concluir, pois, que a pergunta é, potencialmente, desencadeadora dos mais diversos processos, potência essa que pode atuar como mola propulsora da aprendizagem.

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DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

A pergunta e suas potencialidades: interseções entre a educação e a filosofia. (2025). Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-24. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-05

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