O ensino de ética por meio de um jogo de tabuleiro

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Monica De Lima Bastos
Fábio Garcia Bernardo

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa sobre o ensino de ética por meio de um jogo de tabuleiro, desenvolvido para estudantes com Deficiência Visual, em consonância com uma educação democrática, inclusiva e participativa. Inspirada na pesquisa-ação colaborativa, a investigação contou com a participação da professora regente e dos estudantes, que avaliaram o jogo "Dominó Interativo" e teve como suporte pedagógico um livro paradidático e a Metodologia Ativa Rotação por Estações, planejada por uma Sequência Didática. A pesquisa destaca a importância do uso de recursos de Tecnologia Assistiva, promovendo acessibilidade e o protagonismo estudantil. Os resultados indicam que o jogo favoreceu o aprendizado dos estudantes, possibilitando a participação, o sentimento de pertencimento e a valorização da autoestima. Além disso, compreende-se que o desenvolvimento de valores e princípios éticos se expressam de forma natural quando trabalhados com intencionalidade pedagógica e devem ser incentivados desde os primeiros anos de escolaridade.

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Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

Bastos, M. D. L., & Bernardo, F. G. (2025). O ensino de ética por meio de um jogo de tabuleiro . Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-25. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-28

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