Oficinas didáticas interdisciplinares e co-ensino: análise de uma proposta co-formativa de professores de ciências
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Resumo
O presente trabalho objetiva analisar os co-planejamentos de Oficinas Didáticas Interdisciplinares (ODI) realizados em um processo co-formativo, identificando elementos da co-docência nessa proposta. A pesquisa foi desenvolvida no contexto da disciplina Oficinas Didáticas Interdisciplinares do Curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública no Estado de Pernambuco e envolveu licenciandos em Química, professores da educação básica e o professor formador da disciplina. Os dados foram obtidos por meio de grupos focais e análise de documentos. Os resultados evidenciam que o planejamento e a avaliação de Oficinas Didáticas Interdisciplinares, como espaço-tempo para a co-docência, apontam para uma formação de professores de ciências que ocorre de maneira coletiva e dinâmica, numa perspectiva em que a relação entre teoria e prática se torna incontornável, ampliando as possibilidades dos sujeitos de "serem mais", incentivando a interpretação e intervenção nas práticas sociais, e promovendo a abertura às diferenças por meio da corresponsabilidade.
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