Afetos na escolha profissional: a percepção de jovens do Ensino Médio
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Resumo
As experiências vivenciadas pelos jovens, em diferentes momentos da vida, têm relevante influência em suas escolhas profissionais. Este estudo objetivou investigar os indícios relacionados aos modos de afetar de professores e da família percebidos por estudantes do 3º ano do Ensino Médio em seus processos de escolha profissional. O material empírico foi produzido por questionário respondido por 289 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, matriculados em 10 escolas localizadas em quatro cidades no estado de São Paulo. O cruzamento entre as respostas possibilitou análises quantiqualitativas, por meio de resposta fechadas e abertas. Os resultados evidenciaram que as formas de afetar de professores e da família são diferentes. Enquanto os primeiros afetam as escolhas profissionais pela didática, domínio que têm do conhecimento e pelas atitudes de apoio e esclarecimentos; na família destacam-se as expectativas de sucesso, de remuneração e a relação que tem com a própria profissão.
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