Revisão sistemática de literatura sobre o uso de jogos no Ensino Médio e Superior
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Resumo
Os jogos estão inseridos em nossa cultura em diferentes formatos, tanto físicos quanto digitais. Além de auxiliar na relação ensino-aprendizagem eles proporcionam aos estudantes a oportunidade de trabalhar em equipe, solucionar problemas e desenvolver estratégias para resolvê-los. O objetivo deste trabalho é investigar como os jogos têm sido utilizados nos contextos educacionais. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura com base no protocolo PRISMA. Foram selecionados para análise os artigos que abordavam o uso de jogos em sala de aula, excluindo aqueles que não se enquadravam nessa temática. A busca na base de dados Thesaurus retornou 12 artigos, os quais foram divididos em duas categorias: jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos. A análise do material selecionado indicou que a educação utiliza os jogos de várias maneiras, como introdução e reforço de conteúdos, resolução de problemas estruturais que impedem atividades práticas, observação do potencial pedagógico desses jogos e produção de recursos didáticos. Além das diferentes finalidades para as quais um jogo pode ser utilizado em sala de aula, a revisão de literatura evidenciou que um planejamento cuidadoso por parte do professor é fundamental para o melhor aproveitamento desse recurso pedagógico.
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