Minorias ativas na indisciplina escolar: representações sociais do 9° ano do Ensino Fundamental

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Adriano Charles Ferreira
Edvanderson Ramalho dos Santos

Resumo

O artigo analisa as representações sociais de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em relação aos alunos indisciplinados com indícios de minorias ativas. O aporte teórico utilizado foi a abordagem das representações sociais e minorias ativas. A metodologia é quanti-qualitativa, com análise de conteúdo. As informações foram coletadas por meio de questionário (N=567) em 6 colégios públicos estaduais da Educação Básica de Ponta Grossa-PR. A análise das informações obtidas sugeriu que os alunos indisciplinados com indícios de minorias ativas: a) exercem influência nos alunos disciplinados; b) são rejeitados; c) são populares e legais; d)  apresentam estilos comportamentais baseados na consistência e equidade. Conclui-se que há duas representações sociais antagônicas, uma conformista, pautada na rejeição dos atos indisciplinados, moldada aos preceitos dominantes e, outra dissidente, que considera os atos indisciplinados com forte inovação, identidade e reconhecimento social.

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Como Citar
Ferreira, A. C., & Santos, E. R. dos. (2024). Minorias ativas na indisciplina escolar: representações sociais do 9° ano do Ensino Fundamental . Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-38
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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