Interdiscurso e a constituição da identidade social docente de professoras da Educação Infantil
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Resumo
Este artigo objetiva analisar enunciados em entrevistas de professoras da Educação Infantil com vistas a compreender como a identidade docente se constitui nessa discursividade. O trabalho ancora-se teoricamente nos estudos educacionais que discutem sobre educação, professores, formação docente, Educação Infantil e na Análise do Discurso (AD) derivada do olhar pecheutiano e foucaultiano, em textos que tratam das noções de discurso, interdiscurso, arquivo e enunciado. Além dos estudos culturais sobre a definição de identidade, dentre outros autores que nos auxiliem na discussão da temática. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e interpretativo assentada na entrevista semiestruturada realizada com quatro professoras na geração dos dados. Como resultados, interpretamos que a identidade dessas professoras encontra-se em permanente construção, sendo inacabadas e perpassam a linguagem e histórias de vida no discurso educacional. Concluímos que os enunciados produzem efeitos de sentido identitários em meio às regularidades discursivas e histórica de sua emergência na contemporaneidade.
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