Um jogo lúdico para ensinar Geografia: os rios da Amazônia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo aborda o uso de jogos de aprendizagem como ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia, focalizando a temática dos rios da Amazônia em atividades conduzidas por professores em formação vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência (PIBID). Os objetivos delineados foram discutir a utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem, destacando sua importância no contexto do ensino de Geografia; desenvolver um jogo que abordasse os principais rios da Amazônia; e analisar a viabilidade do uso do jogo construído em aulas de Geografia destinadas a alunos do Ensino Fundamental II. A metodologia adotada enfatizou aspectos qualitativos, complementados por dados quantitativos. Os resultados obtidos indicam a viabilidade do emprego do jogo "Super-Trunfo dos Rios da Amazônia" no contexto da sala de aula da educação básica, especialmente pela capacidade de engajar os estudantes na atividade e da curiosidade despertada para o tema focalizado.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular- Geografia. Brasília: MEC, 2018.
BREDA, Thiara Vichiato. Jogos geográficos na sala de aula. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2018.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: CENGAGE, 2010.
MAFRA, Marcela Vieira Pereira. Elementos físicos-naturais da Amazônia no ensino de geografia: percepção de alunos e professores da cidade de Manaus, AM. 2019. Tese de Doutorado Campinas, SP: [sn], 2019.
MAFRA, Marcela Vieira Pereira. Aprender brincando: o Amazonas e a Amazônia em jogos. In: BASQUEROTE, Adilson Tadeu. (Org.). Geografia e Ensino: dimensões teóricas e práticas. 1ed.Ponta Grossa (PR): Atena, 2022, v. 1, p. 11-26.
NOGUEIRA, Valdir; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Educação geográfica e formação da consciência espacial-cidadã: contribuições dos princípios geográficos. Boletim de Geografia, p. 25-37, 2009.
PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PINHEIRO, I.A.; SANTOS, V.S.; RIBEIRO FILHO, F. G. Brincar de Geografia: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Equador, v. 2, n. 2, p. 25-41, 2013.
SAWCZUK, Márcia Inês Lorenzet; MOURA, Jeani Delgado Paschoal. Jogos pedagógicos para o ensino da geografia. Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012.
SEBER, Maria da Glória. Piaget: O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo: Scipione, v. 1, 1997.
VERRI, Juliana Bertolino; ENDLICH, Angela. A utilização de jogos aplicados no ensino de Geografia. Revista Percurso, v. 1, n. 1, p. 65-83, 2009.