Compreensão de futuros professores de Matemática e Estatística em relação aos intervalos de confiança para a média

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Nicolás Sánchez Acevedo

Resumo

Os intervalos de confiança, assim como os testes de hipóteses, desempenham um papel importante na inferência estatística. Atualmente, este tema foi incorporado no currículo da formação de professores de Matemática e nos programas de estudo do ensino secundário no Chile. Nesse sentido, investigamos a compreensão demonstrada pelos futuros professores de Matemática e Estatística em relação aos intervalos de confiança para a média. Adotamos uma metodologia qualitativa de natureza exploratória-descritiva. Para isso, analisamos as respostas de 11 futuros professores de Matemática e Estatística, que estavam cursando um curso de inferência estatística, por meio de um questionário de resposta aberta com duas atividades relacionadas aos intervalos de confiança para a média e diferenças de médias. Os resultados revelam confusão no cálculo dos intervalos de confiança para a média, interpretações determinísticas e erros na determinação dos quantis Z ou T. No entanto, a grande maioria dos futuros professores está ciente das premissas subjacentes à construção desses intervalos de confiança. Esses resultados são relevantes tanto para os futuros professores quanto para os formadores de professores de Matemática, dado o escasso número de estudos sobre esse tema no contexto do ensino.

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Como Citar
Acevedo, N. S. (2024). Compreensão de futuros professores de Matemática e Estatística em relação aos intervalos de confiança para a média. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–29. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-03
Seção
DOSSIÊ

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