A utilização do Ensino Híbrido para o desenvolvimento do letramento estatístico no Ensino Médio a partir do Ciclo Investigativo Relatos de Experiência

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Stênio Lúcio da Rocha
Dennys Leite Maia

Resumo

Este artigo objetiva analisar uma experiência de Ensino Híbrido para introdução à Estatística Descritiva por meio do Ciclo Investigativo com alunos do 3º ano do Ensino Médio. A sequência de ensino perpassa as etapas do Ciclo Investigativo, considerando a problematização, o planejamento e a execução de uma pesquisa. O desenvolvimento dos projetos com base no ciclo resultou em uma entrega realizada por cada grupo com auxílio das ferramentas tecnológicas em cada uma das fases da pesquisa científica. Os resultados dessa experiência evidenciam que a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ao Ensino Híbrido colaborou para a flexibilização dos lugares e períodos para aprendizagem dos conteúdos estatísticos, como população, amostra, gráficos, medidas de tendência central e o desenvolvimento das etapas do Ciclo Investigativo. Em consequência, foi propiciada uma formação para o aluno com uma Estatística que lhe seja pertinente, para atuar na sociedade como um cidadão crítico e ativo.

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Como Citar
Rocha, S. L. da, & Maia, D. L. (2023). A utilização do Ensino Híbrido para o desenvolvimento do letramento estatístico no Ensino Médio a partir do Ciclo Investigativo: Relatos de Experiência. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e045. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-45
Seção
DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

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