Práticas lúdicas de alfabetização estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental à luz da Educação Matemática Crítica Relatos de Experiência
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência oriundo de um projeto de alfabetização na perspectiva da Educação Matemática Crítica realizado com uma turma de vinte e quatro crianças do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual pública do estado de Santa Catarina. O projeto chama-se Vila dos Números e faz parte de um estudo que está em andamento em um curso de doutorado em Educação. No recorte, são relatadas práticas de alfabetização estatística as quais são situadas perante os conceitos-chave de background, foreground, convite e diálogo advindos da Educação Matemática Crítica. Dessa forma, são postos em debate a formação para a cidadania a partir da alfabetização estatística para leitura de mundo e para a solução de problemas que fazem parte da realidade.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 3ª ed., 2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CAZORLA, I.; MAGINA, S.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Biblioteca do Educador-Coleção SBEM, 9, 2017.
GITIRANA, V. A pesquisa como eixo estruturador da Educação Estatística. In: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014, p. 07-16.
LOPES, C. E. A educação estocástica na infância. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 160–174, 2012.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 3a. ed., Campinas, SP: Papirus, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo, Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas, SP: Papirus, 2008. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
SKOVSMOSE, O. Um convite à Educação Matemática Crítica. Tradução Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas, SP: Papirus, 2014.