A contribuição da Engenharia Didática como aporte metodológico para o ensino de Probabilidade

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Cristimara Rodrigues de Castilho
Heloisa Almeida de Figueiredo
Chang Kuo Rodrigues

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa realizada em uma escola da rede particular na cidade do Rio de Janeiro, com estudantes do sexto ano do ensino fundamental a partir da temática: experimentação por meio da probabilidade frequentista para verificação da probabilidade clássica. O objetivo desta pesquisa foi investigar as contribuições da abordagem metodológica qualitativa, subsidiada pela Engenharia Didática, para o ensino de probabilidade. Para tal, foi realizado com os estudantes, algumas experimentações, possibilitadas pelo uso de uma roleta tecnológica criada pelas autoras em um aplicativo que foi instalado nos celulares dos alunos previamente, que contava com espaços equiprováveis e não equiprováveis. Destaca-se que o trabalho com atividades experimentais que culminam a uma regularidade, pode trazer um movimento para a aprendizagem de probabilidades, além de manter o foco nas habilidades específicas da BNCC, potencializando o entendimento das ideias básicas de probabilidade, levando, assim, à compreensão que a abordagem metodológica qualitativa pode contribuir para o ensino desta temática.

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Como Citar
Castilho, C. R. de, Figueiredo, H. A. de, & Rodrigues, C. K. (2023). A contribuição da Engenharia Didática como aporte metodológico para o ensino de Probabilidade. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e039. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-39
Seção
DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

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